sábado, 10 de setembro de 2022

A lenda do canto do Cuco

 


A lenda do canto do Cuco

O nome "cuco" deriva do facto de o canto do macho ser composto por uma sequência de duas notas, que soam como "cu-cu". 
Nas terras de Capelins, o canto do cuco faz-se ouvir sobretudo de finais de Março a meados de Junho e, durante a Primavera nas lindas manhãs solarengas e perfumadas pelo odor das flores silvestres, em todos os campos se ouve "cu-cu"! 
O canto do cuco é muito agradável, por isso, todos os capelinenses queriam ouvir cantar o cuco, porque, também significava ter ultrapassado mais um ano da sua vida. Quando falavam de alguém mais idoso, ou que se encontrava muito doente, em vez de dizerem que não devia ter muito tempo de vida, substituíam por: "Já não deve ouvir cantar o cuco", era uma previsão muito em voga, também utilizada para zombar de alguém que tinha mais dificuldade em fazer um serviço mais pesado, tinha de ouvir os outros dizer: Já não deves ouvir cantar o cuco", mas essa frase também era usada quando visitavam alguém doente, para motivar e dar força diziam: Vá, tem que melhorar, senão já não ouve cantar o cuco! 
Por enquanto, ainda vamos ouvindo cantar o cuco pelas terras de Capelins! 
O cuco canoro e, o cuco rabilongo! 


Fim 

Texto:Correia Manuel 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...