quarta-feira, 7 de setembro de 2022

A lenda do pastor bondoso

 A lenda do pastor bondoso


Antigamente, existiam muitos pastores nas terras de Capelins, podemos constatar essa realidade nos registos Paroquias de Santo António. Entre eles, existia um rapaz dentro dos vinte anos que guardava as ovelhas na herdade da Talaveira e andava quase sempre perto da Ribeira do Lucefecit e do Moinho do Bufo. Um dia chegou à hora de almoço (jantar), pegou na alcofa da merenda e quando se preparava para comer apareceu uma velhinha muito feia a pedir-lhe que lhe desse alguma coisa para comer porque andava cheia de fome e já não aguentava mais! O pastor era tão bondoso que não hesitou em lhe entregar a merenda, pensando que ela comia um pouco e lhe deixava algum bocadinho de pão com toucinho e azeitonas para ele, mas a velha comeu-lhe tudo, nem uma única azeitona lhe deixou, ficando ele cheio de fome até à hora da ceia (jantar), mas no fundo estava muito satisfeito por ter matado a fome à velhinha, pobre e feia. 

No dia seguinte, quase no mesmo sítio, à mesma hora, quando o pastor se preparava para almoçar (jantar), apareceu novamente a velhinha com as mesmas lamurias e ele não conseguiu negar-lhe a sua merenda e passou mais um dia cheio de fome. Esta situação repetiu-se vários dias, mudava de sítio, escondia-se no meio das estevas, mas a velhinha encontrava-o todos os dias. O pastor andava já muito fraco, porque à noite no Monte da Talaveira a comida era por conto e, não podia comer mais do que lhe cabia. Até que um dia, estava ele a preparar-se para comer, à mesma hora, apareceu a velhinha e disse-lhe: És uma pessoa muito bondosa, das melhores de Capelins, por isso e pelo bem que fizeste a uma velha como eu, toma lá esta toalha e sempre que queiras comer estende-a em cima da ervinha, pensas em comidas que gostes, elas aparecem e podes comer tudo o que te apetecer e de seguida transformou-se numa linda mulher e desapareceu. A partir daquele dia, quando o pastor estendia a toalha e pensava em comidas boas e bebidas, apareciam imediatamente e foi comer do bom e do melhor o resto da sua vida! 

Fim 
Texto: Correia Manuel 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...