quarta-feira, 7 de setembro de 2022

A lenda do lobisomem de Capelins

 A lenda do lobisomem de Capelins


Conta-se que, nos tempos de outrora, existia um lobisomem nas terras de Capelins e que era um rapaz ainda novo, com cerca de 20 anos de idade, que costumava transformar-se em diversos animais, mas essa transformação tinha de ser feita nos cruzamentos de estradas, ou seja no lugar onde duas estradas se cruzavam formando uma cruz. 
Assim, uma noite, o rapaz transformou-se num chibo no cruzamento das estradas no Roncão, nesse momento, vinha um jornaleiro que trabalhava no Roncão e morava no Monte do Escrivão, viu o chibo ali perdido e pensou em o levar para casa, depois se aparecesse o dono logo o entregava, ou então podia ficar com ele. O chibo não era pequeno, então tirou o cinto das calças, atou-lhe as patas e levou-o às costas, mas antes de chegar ao Monte do Escrivão o chibo pesava cada vez mais, até que, devido ao cansaço, o jornaleiro teve de o colocar no chão para descansar, mas mal chegou ao chão o animal deu-lhe um forte esticão que o fez cair de costas e fugiu. 
No dia seguinte, o jornaleiro foi logo cedo para o trabalho no Roncão e encontrou um rapaz que morava no Monte da Negra e que era seu amigo, fizeram um grande cumprimento, mas ao mesmo tempo o jornaleiro reparou que ele trazia à cintura o seu cinto, com o qual ele tinha atado as patas do chibo, o jornaleiro paralisou e apanhou o maior susto da sua vida. 
O rapaz lobisomem percebeu e seguiu caminho a rir e aos saltos como os chibos! 

Fim 
Texto: Correia Manuel




Sem comentários:

Enviar um comentário

Vila de Monsaraz, 750 anos do seu Foral Afonsino

  Vila de Monsaraz, 750 anos do seu Foral Afonsino 1. Na pré história está registado, Que no topo de uma colina, Existia um povoado, Por cim...