quarta-feira, 7 de setembro de 2022

A lenda do lobisomem de Capelins

 A lenda do lobisomem de Capelins


Conta-se que, nos tempos de outrora, existia um lobisomem nas terras de Capelins e que era um rapaz ainda novo, com cerca de 20 anos de idade, que costumava transformar-se em diversos animais, mas essa transformação tinha de ser feita nos cruzamentos de estradas, ou seja no lugar onde duas estradas se cruzavam formando uma cruz. 
Assim, uma noite, o rapaz transformou-se num chibo no cruzamento das estradas no Roncão, nesse momento, vinha um jornaleiro que trabalhava no Roncão e morava no Monte do Escrivão, viu o chibo ali perdido e pensou em o levar para casa, depois se aparecesse o dono logo o entregava, ou então podia ficar com ele. O chibo não era pequeno, então tirou o cinto das calças, atou-lhe as patas e levou-o às costas, mas antes de chegar ao Monte do Escrivão o chibo pesava cada vez mais, até que, devido ao cansaço, o jornaleiro teve de o colocar no chão para descansar, mas mal chegou ao chão o animal deu-lhe um forte esticão que o fez cair de costas e fugiu. 
No dia seguinte, o jornaleiro foi logo cedo para o trabalho no Roncão e encontrou um rapaz que morava no Monte da Negra e que era seu amigo, fizeram um grande cumprimento, mas ao mesmo tempo o jornaleiro reparou que ele trazia à cintura o seu cinto, com o qual ele tinha atado as patas do chibo, o jornaleiro paralisou e apanhou o maior susto da sua vida. 
O rapaz lobisomem percebeu e seguiu caminho a rir e aos saltos como os chibos! 

Fim 
Texto: Correia Manuel




Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...