terça-feira, 27 de setembro de 2022

A Lenda das Côcas de Capelins

 A Lenda das Côcas de Capelins

A Côca é um ser mítico, uma espécie de fantasma, bruxa ou bicho-papão com que se assustavam as crianças para obedecer aos mais velhos.
Embora não tenha uma aparência definida, este ser assustador tinha uma representação figurada, a sua cabeça era uma espécie de abóbora ou cabaça da qual saía luz (ou fogo). 
A representação da Côca era feita com uma panela ou abóbora ôca em que se faziam três ou quatro buracos, imitando olhos, nariz e boca, e em que se colocava uma luz dentro e deixava-se, durante a noite, num lugar bem escuro para assustar crianças e pessoas que por lá passavam. 
Nas terras de Capelins, a Côca assustava muito as crianças e, embora ninguém conseguisse descrever o que realmente era uma Côca, essa figura mítica era muito respeitada.
As crianças de Capelins tinham muito medo da Côca e, quando não ligavam às palavras dos mais velhos para não fazerem alguma coisa de mal, eram ameaçados que vinha aí a Côca e a situação ficava imediatamente resolvida. 
As crianças perguntavam aos mais velhos, o que era a Côca? A descrição que lhe faziam da Côca era tão má, tão medonha, que não existia nada que lhes fizesses tanto medo! 
Olha que vem aí a Côca! E não era preciso mais nada para durante alguns minutos ficarem quietos e quase sem respirar não fosse a Côca ouvir e em silêncio, a pedir à Côca para não vir, resultando nuns momentos de bom comportamento! 
Hoje, já não há Côcas em Capelins, mas havia.


Fim 

Texto: Correia Manuel 

Aldeia de Ferreira



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...