sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Memórias do cantar das galinhas igual ao dos galos

 Memórias do cantar das galinhas igual ao dos galos

Como sabemos, noutros tempos, nas terras de Capelins todas as famílias tinham as suas galinhas e um galo, consideradas propriedade das mulheres, algumas, tinham muito orgulho nas suas galinhas que eram muito bem tratadas e estavam sempre com olho nelas. Aparecia uma choca, metiam-lhe logo ovos debaixo e daí a 21 dias nasciam os pintaínhos. As galinhas abasteciam a casa de ovos e se alguém adoecia era logo abatida uma galinha para fazer uma canjinha, ou num dia de festa, só assim, havia direito a meter o dente numa galinha ou num franguinho com um ou mais anos, possivelmente já galo, fora disso, só para vender! Antes de atingirem o estatuto de galinha, passavam por frangas e, embora muito raramente, mas acontecia nessa transição, alguma começar a cantar como os galos. Quando isso acontecia, a sua dona tinha que se desfazer dela o mais depressa possível, porque estava sujeita a ter um azar na sua vida! 
Este caso, passou-se com a Ti Maria das Candeias, do Monte das Serranas, tinha 8 galinhas, 2 frangas e um galo, um dia uma franga começou a cantar como os galos! Em poucas horas, em toda a Aldeia e arredores sabiam que a Ti Maria das Candeias tinha uma galinha que cantava como os galos! E ainda não a vendeu? Era logo a pergunta de toda a gente! Ai filha, tens uma galinha que canta como os galos? Vende-a já! Não a podes matar e aventar! (deitar fora), muito menos comê-la, tens que a vender e já sabes, com o dinheiro dela tens que comprar uma cautela (fração de bilhete da lotaria)! Disse-lhe a Ti Mariana Gomes! Mas eu vendo-a e compro a cautela, mas não aparece por aqui a Chica do Barrolas! Só se for dizer à minha Joaquina, para se aparecer por lá a Chica, para a mandar cá! Disse a Ti Maria das Candeias! Faz já isso, porque a gente não gosta cá disto ao pé da porta, até nos arrepia, quando ela canta! Disse a Ti Mariana! 
Não demorou muito e apareceu a Chico dos ovos e o Barrolas que eram de Vila Viçosa e andavam a comprar galináceos e ovos porta a porta! (Ainda levei um sorvete dele, por lhe chamar Barrolas)! 
Nas terras de Capelins não se podia comer uma galinha que cantava como os galos, mas em Vila Viçosa não ligavam a isso, era galinha do campo, queriam lá saber o que a galinha cantava, se fado ou outra música! A Ti Chica chegou e perguntou: - É a patroa que tem uma galinha para vender? Sou sim senhor, graças a Deus que apareceu! Disse a Ti Maria das Candeias! A Ti Chica já estava mais que informada do que se passava com a galinha e já vinha esfregando as mãos de contente, seria um bom negócio para ela e disse: - A galinha canta como os galos, não? Sim, veja lá! Disse a Ti Maria! Então diga lá quanto quer pela galinha? Perguntou a Ti Chica! 25 tostões! Disse a Ti Maria! Qual 25 tostões, a galinha está muito magrinha, dou-lhe 2 mil réis e já fica muito bem! Disse a Ti Chica! Mas assim não me chega para a cautela, dê-me mais um tostão ou dois! Pediu a Ti Maria! Oh mulher, um tostão ou dois é o que eu posso ganhar na galinha, se quer é isto e mais nada! Disse a Ti Chica! Então está bem! Respondeu a Ti Maria! Vá Inácio agarra a galinha! Disse a Ti Chica! Deixe-a cá ver! Disse o Barrolas e engailou a galinha! Tem ovos para vender? Perguntou a Ti Chica! Tenho, então a como é que os paga? Perguntou a Ti Maria! A cinco tostões a dúzia! Disse a Ti Chica! Então vendo-lhe uma dúzia, sempre dá para a cautela! E, assim a Ti Maria das Candeias desfez-se da galinha e, na semana seguinte desfez-se do dinheiro da galinha, porque comprou a cautela (lotaria) que saíu branca, sem prémio, mas por sua vez desfez-se do azar que podia chegar a qualquer momento, por a galinha cantar como os galos! 


Fim 

Texto: Correia Manuel 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...