segunda-feira, 3 de outubro de 2022

A lenda do Joaquim Manuel de Capelins e da namorada Maria Joaquina de Monsaraz

A lenda do Joaquim Manuel de Capelins e da namorada Maria Joaquina de Monsaraz

O capelinense Joaquim Manuel, foi fazer uma ceifa na herdade do lavrador do Moinho do Gato, em conjunto com ceifeiros e ceifeiras de várias Freguesias das redondezas, aí conheceu a Maria Joaquina, muito bem afeiçoada, natural e residente na Villa de Monsaraz! Quando acabou a ceifa, já o namoro entre eles estava firme e como, cada um teve de voltar para suas casas, ficou assente que, o Joaquim Manuel nos Domingos à tarde podia ir a casa dela e continuar o namoro que ali tinha nascido! 
No Domingo seguinte, o Joaquim Manuel apresentou-se em Monsaraz à porta de casa da namorada e foi encaminhado para uma janela alta, quase ao nível de um primeiro andar, que mesmo em bicos de pés ainda ficava a quase um metro de distância da sua amada, uma coisa muito estranha, mas tinha de ser assim!
O namoro continuou, mas o Joaquim Manuel chegava muito cansado, porque fazia grande caminhada a pé e tinha de subir a ladeira de Monsaraz, desde a Aldeia do Telheiro até à parte mais alta da Villa e depois passava a tarde quase toda de cabeça virada para o céu, numa posição muito dolorosa! Quando voltava, chegava a Capelins, quase de gatas, sem se poder mexer e, na segunda feira tinha de se levantar de madrugada para ir trabalhar a semana toda de sol a sol.
O seu namoro com a Maria Joaquina não corria nada bem, exigia muito esforço e sem nenhuma compensação! Nessa época, não podia haver muita proximidade entre os namorados, mas caramba, aquilo era de mais, a Maria Joaquina estava tão distante que o rapaz não tinha qualquer hipótese de lhe tocar, nem ao menos nas mãos e, nem pensar num beijo furtivo! Assim, com o passar do tempo, o namoro começou a esfriar, até que um Domingo, o capelinense Joaquim Manuel, rapaz muito aprumado e honrado, não querendo, simplesmente deixar de aparecer, foi a Monsaraz decidido a acabar com o namoro, então, à chegada, cumprimentou a Maria Joaquina que continuava toda emproada na sua alta janela e a seguir declamou esta quadra:



"A ladeira de Monsaraz 
Custa muito a subir
Arranja outro rapaz 
Que eu já cá não torno a vir"

O Joaquim Manuel, não esperou resposta, virou as costas, desceu a ladeira de Monsaraz e seguiu o caminho de Capelins, onde, pouco depois, encontrou outra namorada, com a qual casou, tiveram muitos filhos e foram muito felizes! 
Ainda existem muitos descendentes do Joaquim Manuel, pelas terras de Capelins e arredores. 

Fim 

Texto: Correia Manuel


Villa Medieval de Monsaraz 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...