segunda-feira, 3 de outubro de 2022

A lenda das Cavalhadas nas Festas Religiosas de Capelins

 A lenda das Cavalhadas nas Festas Religiosas de Capelins

As Cavalhadas eram uma luta simulada, na qual os participantes principais, em número de 24, representavam, através de evoluções equestres e movimentos de espada ou lança, uma batalha de fundo religioso entre mouros e cristãos, e que acabava sendo vencida por estes, após a tomada do "castelo" na praça e a "submissão" dos mouros ao cristianismo, através do "batismo" destes, na Igreja. 
As Cavalhadas, segundo mostram pesquisas históricas, surgiram no reinado de Carlos Magno, na França, que se destacou pelo combate ao Islão, no final do século VIII. O objetivo era destacar as vitórias do cristianismo sobre o islamismo, o que levou as cavalhadas a ser muito populares, tanto em Portugal como em Espanha, que sofreram bastante com uma prolongada dominação dos mouros, como eram conhecidos na Península Ibérica. 
As Cavalhadas consistiam em dois grupos, de cristãos e mouros, com 12 cavaleiros cada um, número esse que remetia aos 12 Pares de França. Os diálogos das Cavalhadas, entre os embaixadores dos dois lados, também tinham inspiração histórica, baseando-se em grandes romances da cavalaria como "Cid Campeador", "La Canción de Rolando" e "Mata-Mouros".
Nas Festas religiosas das terras de Capelins, nos anos de 1700, 1800 e primeira metade de 1900, não faltavam as cavalhadas, fosse cavalgando burros ou cavalos, porém, o inimigo Mouro eram pombos ou frangos pendurados num fio e os cavaleiros partiam com a montada a trote de um lugar previamente marcado e, com uma lança em punho, tinham de os caçar, ficando, assim,  proprietários da sua presa e vencedores da luta simulada. 
No fundo, o sentido era o mesmo descrito anteriormente, ou seja, seria mostrar destreza, valentia e vencer o inimigo, neste caso os Mouros. 

Fim 

Texto: Correia Manuel

Cavalhadas!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...