segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

A Fauna de Capelins - O Pica Pau Malhado Grande

 A Fauna de Capelins - O Pica Pau Malhado Grande

O pica pau malhado grande é uma ave da fauna das terras de Capelins, é pouco frequente observá-lo, sendo mais fácil ouvi-lo a debicar no tronco de uma árvore a fazer uma toca para nidificar no seu interior, por isso, tem o habitat em áreas florestais, neste caso de azinhais.
Pica-pau-malhado-grande
Dendrocopos major
O Pica-pau-malhado-grande é o mais típico e abundante dos pica-paus dos bosques portugueses. Pode ser observado numa grande variedade de meios arbóreos, incluindo parques urbanos e jardins.
Esta ave pousa geralmente nos troncos das árvores, mas também aprecia velhos postes telefónicos, à beira da estrada.
Devido aos seus hábitos florestais, e às características destes habitats, esta espécie pode ser de difícil observação, e passível de ser confundida com o seu congénere o pica pau galego. Diferencia-se sobretudo pelas maiores dimensões, e, no caso dos
machos, pela presença de uma mancha vermelha na nuca, bem contrastante com o padrão preto e branco do resto do corpo, e pela tonalidade avermelhada do abdómen. Os juvenis possuem um capucho vermelho que os pode fazer confundir com a congénere mais pequena, mas, quando em voo, as “janelas” brancas nas asas são bastante visíveis e permitem uma identificação segura. É bastante comum escutar o tamborilar acelerado desta espécie, sendo audível a grandes distâncias, como se tratasse de uma matraquear violento e rápido.
O pica-pau-malhado-grande é residente em Portugal e na maioria dos locais onde ocorre está presente ao longo de todo o ano. Ainda assim, parece haver alguma dispersão nos meses de Verão, havendo então observações em locais junto à costa onde habitualmente não ocorre. É uma espécie comum ao longo dos habitats florestais do nosso território, especialmente em carvalhais, pinhais, sobreirais e azinhais.
(Adaptado de aves de Portugal e Naturlink)
Naturephoto
Pica Pau Malhado Grande 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...