domingo, 13 de dezembro de 2020

A Fauna de Capelins - O Guarda Rios

 A Fauna de Capelins - O Guarda Rios

Como sabemos as terras de Capelins ficam situadas num enclave, antes constituído lateralmente pelas Ribeiras de Lucefécit e do Azevel e de fundo o Rio Guadiana, hoje Grande Lago de Alqueva, logo, lugares propícios ao habitat dos guarda rios ou pica peixe, como aqui eram conhecidos! Não era/é muito fácil de os observar, com a destruição da flora das ditas Ribeiras e do Rio Guadiana, ainda se tornou mais difícil encontrar esta pequena ave aquática pelas terras de Capelins.
Guarda-rios
Alcedo atthis
Esta pequena ave aquática é uma das espécies mais coloridas e encantadoras da avifauna portuguesa.
É uma ave inconfundível. Muitas vezes é detetado quando faz o seu voo rasante e directo.
Quando pousado, pode ser facilmente reconhecido pelo dorso e pelas asas azuis e pelo peito e ventre cor-de-laranja. Pousa frequentemente em pequenos postes ou ramos secos, junto à água, a partir de onde pratica a caça à espera.
Por ser uma ave tão colorida, é bem conhecida das populações, que por isso baptizaram esta espécie com pelo menos vinte e cinco nomes diferentes. Eis alguns deles: chasco-de-rego, espreita-marés, freirinha, juiz-do-rio, martinho-pescador, passa-rios, pica-peixe, piçorelho, pisco-ribeiro, rei-do-mar.
Encontra-se em Portugal durante todo o ano, mas a sua abundância varia fortemente de umas regiões para outras. É claramente mais comum no litoral que no interior e mais comum em planície que em montanha, sendo raro acima dos 1000 metros.
Nos grandes estuários e lagoas costeiras parece ocorrer sobretudo fora da época de nidificação, estando presente sobretudo de Agosto a Abril.
(Adaptado de aves de Portugal)
Guarda Rios 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...