quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

A Fauna de Capelins - A Carriça

 A Fauna de Capelins - A Carriça

A carriça é uma das aves mais pequenas da fauna das terras de Capelins! É mais fácil ouvir o seu canto muito forte e melódico do que observar a própria ave que, passa despercebida devido ao seu minúsculo tamanho! Tem uma plumagem acastanhada clara, mas um pouco mais escura no dorso. A sua designação científica não deixa de ser estranha.
Carriça
Troglodytes troglodytes
A carriça é um dos mais pequenos passeriformes da nossa avifauna, mas simultaneamente com um dos cantos mais poderosos e melódicos.
Trata-se de umas das silhuetas mais características da nossa avifauna, com corpo pequeno e compacto, cauda curta e que habitualmente levanta em ângulo recto relativamente ao resto do corpo. A tonalidade geral é castanho-claro, mais escuro no dorso que nas partes inferiores, possuindo uma lista supraciliar pálida. As primárias possuem pequenas pintas claras visíveis e os flancos são pintalgados.
A carriça é relativamente abundante ao longo do território, com excepção das zonas mais secas e abertas do sul e sudeste alentejano e do litoral algarvio. Está presente em todos os meses do ano, pois trata-se de uma espécie residente no nosso território.
(Adaptado de aves de Portugal)
Assoc. Vimaranense 

Carriça 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...