quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

A Fauna de Capelins - O Pato Real ou Pato Bravo

 A Fauna de Capelins - O Pato Real ou Pato Bravo

Como sabemos, os romanos há cerca de 2.000 anos designaram o Rio Guadiana por "Anas" (dos patos) tal era o números de patos que aqui existiam! O pato real ou pato bravo é uma ave muito abundante nas terras de Capelins, embora, atualmente devido a vários fatores, não só da caça, o seu número seja mais reduzido, mas ainda se encontram pequenos bandos em regolfos do Grande Lago de Alqueva!
Pato-real
Anas platyrhynchos
A plumagem dos patos machos e das fêmeas são diferentes, os machos apresentam a cabeça verde garrafa e anel branco no pescoço sendo semelhante com algumas “formas” domésticas, tornando a espécie mais facilmente identificável entre todas as espécies de patos.
O dorso e o ventre são acinzentados e o peito é castanho escuro. O espelho alar é azul rodeado por finas linhas pretas e brancas e o bico é amarelo. As fêmeas têm um padrão de plumagem, em tons de castanho, sendo semelhante a outras espécies de patos de superfície. As suas patas são cor-de-laranja e o bico manchado de preto.
Este é o pato mais comum de Portugal, frequentando quase todo o tipo de habitats aquáticos: estuários, lagoas costeiras, pauis, açudes, barragens, rios e ribeiros, arrozais, terrenos inundados, lagos ornamentais, aquaculturas extensivas e valas de drenagem. A sua época de reprodução está compreendida entre Março e Julho, sendo a postura, normalmente composta por 9 a 13 ovos. A incubação dura 27 ou 28 dias. Nas áreas de invernada, o número destes patos começa a aumentar em Setembro, atingindo os seus máximos em Outubro, Novembro e Dezembro. Estes indivíduos começam a dispersar a partir de Janeiro/Fevereiro.
A sua alimentação é bastante variável e oportunista, compostas essencialmente por sementes, lagostim-vermelho, anfíbios e pequenos peixes.
(Adaptado de aves de Portugal e de biodeversidade)
Pato Real ou Pato Bravo 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...