quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Segredos de Capelins - Os escravos de Capelins

 Segredos de Capelins - 1685

Os escravos de Capelins
Através das nossas pesquisas tinhamos conhecimento da existência de escravos nas terras de Capelins, mas não se conhecia nenhum documento oficial que o provasse, porém, agora temos o Registo Paroquial do batismo do filho de uma escrava efetuado na Igreja de Santo António no dia onze de Março de 1685, realizado pelo Padre Manuel Nunes que escreveu o seguinte:
"Aos onze dias do mês de Março da era de mil seis centos e oitenta e cinco annos baptizei e pus os Santos Oleos a Luís filho de uma escrava de Manoel Gomes Pombo por nome ? foram padrinhos José D' Almeida e ? e por verdade fiz este termo q' asinei dia mez e era ut supra.
Padre Manoel Nunes"
Segue o respetivo registo do escravinho Luís, cujo nome da mãe não é divulgado pelo Padre Manoel Nunes, nem o nome do segundo padrinho ou madrinha! Agora, não temos dúvidas que, infelizmente em 1685 existiam escravos nas terras de Capelins!
"O padre escreve: De uma escrava, significa que o Manoel Gomes Pombo tinha mais de uma!"
Pode ler no último Registo do lado esquerdo! 

Registo do Batismo de Luiz filho de uma escrava de Capelins 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...