sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

A Fauna de Capelins - A Águia Calçada

 A Fauna de Capelins - A Águia Calçada

A águia calçada é uma ave de rapina da fauna das Terras de Capelins, não é muito vulgar, mas é possível observar alguns casais nómadas!
Águia-calçada
Hieraaetus pennatus
ou Águia-calçada
Aquila pennata
O facto mais curioso acerca da águia-calçada é a existência de duas formas – uma clara e outra escura.
Esta pequena águia nidifica em árvores e raramente pousa à vista, sendo mais fácil de observar em voo.
É uma ave de rapina de médias dimensões, que se caracteriza pela sua cauda quadrada e pelas patas emplumadas. Os indivíduos de fase clara são fáceis de identificar: a plumagem é preta e branca, conferindo um forte contraste nas partes inferiores, o que torna estas aves distinguíveis à distância. Já no caso das aves de fase escura, totalmente castanhas, as probabilidades de confusão são maiores, nomeadamente com o milhafre-preto (que se distingue pela cauda bifurcada) ou com as fêmeas de tartaranhão-ruivo-dos-pauis (que têm geralmente a cabeça bege). Neste caso, as águias-calçadas distinguem-se pelas “luzes de aterragem” (dois pequenos pontos brancos voltados para a frente de ambos os lados do pescoço).
A águia-calçada é antes de mais uma espécie estival que pode ser vista em Portugal principalmente de Março a Setembro. Distribui-se de norte a sul do país, sendo bastante frequente no Alentejo, no Ribatejo e na Beira interior, ocorrendo igualmente, mas em menor número, no nordeste transmontano.
Alguns indivíduos permanecem entre nós durante a estação fria, maioritariamente junto a faixa costeira.
(Adaptado de aves de Portugal)
Águia calçada 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...