sábado, 19 de dezembro de 2020

A Fauna de Capelins - O Alcaravão

 A Fauna de Capelins - O Alcaravão

O Alcaravão é uma ave pernalta que era frequente na Fauna das terras de Capelins! No verão, após passar a força do calor, à tardinha ou crepusculo começavam a chegar aos lugares onde se alimentavam e o seu canto assobiado era inconfundível, ouvia-se a grande distância causando algum incómodo a quem andava no seu trabalho de ceifa, de debulha de cereais ou outro! Durante a noite continuavam com o seu canto que, por vezes assustava quem tinha de se deslocar por alguns caminhos durante a noite! Hoje, devido a vários fatores, incluindo a quase ausência de agricultura são muito raros e não se deixam ver pela nossa região, mas acreditamos que, em menor número, andam por lá! Na Freguesia de Capelins era designado de "Algorevão".
Alcaravão
Burhinus oedicnemus
O misterioso alcaravão é uma ave difícil de observar. A maioria dos contatos com esta espécie envolve indivíduos a fugir ou observados a grande distância.
Grande limícola de aspecto acastanhado. Caracteriza-se pela plumagem críptica, que faz com que facilmente se confunda com a paisagem envolvente. As patas são amarelas, o bico é amarelo com a ponta preta. Em voo nota-se a ponta das asas pretas com dois pequenos quadrados brancos. O seu chamamento assobiado, que se faz ouvir à noite ou ao crepúsculo, é um dos principais sinais da sua presença.
O alcaravão, ao contrário da maioria das limícolas, é uma ave de hábitos terrestres, só raramente aparecendo perto de água. Embora não sendo raro, o contato com esta espécie é dificultado pelos seus hábitos furtivos, o que contribui para transmitir uma ideia de grande escassez. Durante a Primavera surge isolado ou aos pares, mas no Inverno o alcaravão reúne-se em bandos que podem ser compostos por dezenas ou mesmo centenas de indivíduos. A espécie está presente em Portugal durante todo o ano, mas julga-se que alguns indivíduos sejam migradores, que apenas nos visitam no Inverno.
(Adaptado de Aves de Portugal)
Alcaravão
eBird 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...