terça-feira, 8 de dezembro de 2020

A Fauna de Capelins - A Felosa Comum

 A Fauna de Capelins - A Felosa Comum

A Felosa Comum é uma ave constituinte da fauna das Terras de Capelins! Era hábito nos tempos da sua permanência por aqui, Novembro a Março, observarem-se às quatro e cinco a saltitar pelo meio das oliveiras, ou mesmo das lenhas nos quintais à procura de insetos, a base da sua alimentação! Como é uma ave muito pequenina em Capelins, talvez por simpatia, designavam-se de Felosinhas (Flozinhas)! Ainda hoje, embora em menor número, as podemos observar pelas terras de Capelins.
Felosa-comum
Phylloscopus collybita
Esta insectívora diminuta é uma das mais comuns invernantes em Portugal, observando-se em praticamente todos os habitats.
Esta espécie apresenta algumas pequenas variações nas tonalidades de plumagem para plumagem, mas no geral o seu aspecto é rechonchudo e pequeno, o dorso é cinzento-esverdeado, as asas escuras, as partes inferiores pálidas, e uma lista supraciliar ténue. As patas escuras e o bico pálido, curto e fino completam as características a reter da felosa-comum!
A felosa-comum é abundante durante o Inverno, sendo contudo rara durante a Primavera e o Verão. Assim, a melhor época de observação gira em torno do período entre Novembro e Março.
Distribui-se de norte a sul, sendo relativamente mais comum nas terras baixas.

(Adaptado de Aves de Portugal)

Felosa Comum 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...