A Fauna de Capelins - O Verdilhão Comum
O verdilhão comum é uma ave constituinte da fauna das terras de Capelins, apresenta uma coloração vistosa. No entanto, é o seu canto que mais chama a atenção. É uma ave que frequenta terrenos agrícolas, os quais, são cada vez menos na nossa região, com reflexos negativos no seu habitat.
O macho do verdilhão apresenta um bico grosso, quase tão grosso como o do bico-grossudo. Distingue-se pela tonalidade geral esverdeada, com as primárias amarelas e ponta das primárias escuras. A cauda bifurcada apresenta os lados amarelos. As fêmeas apresentam cores mais esbatidas que macho.
O bico grosso revela o principal prato da alimentação do verdilhão-comum (Carduelis chloris) que são sementes.
Este pássaro que mede cerca de 15 centímetros distingue-se facilmente pelo tom esverdeado da plumagem, pincelada por zonas amarelas (nas penas primárias e bordos da cauda).
O verdilhão Comum é abundante em algumas regiões, estando bem distribuída de norte a sul do território. Pode ser observada durante todo o ano, existindo bandos de dimensão apreciável durante o Inverno, sobretudo em zonas agricultadas.
Habita áreas agrícolas e zonas abertas com alguma vegetação, onde por vezes forma bandos fora da época de reprodução. Também é comum em parques e jardins. O canto inclui notas estridentes.
(Adaptado de Arca de Darwin e Aves de Portugal)
Fotografia: Olhares.com
Verdilhão Comum
Sem comentários:
Enviar um comentário