quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

A Fauna de Capelins - A Galinhola

 A Fauna de Capelins - A Galinhola

A galinhola é uma ave da avifauna das terras de Capelins, mas não é fácil de observar, porque frequenta áreas húmidas de floresta ou densos matagais, podendo aparecer no vale do Guadiana ou das Ribeiras de Lucefécit e Azavel!
Galinhola
Scolopax rusticola
A galinhola também é conhecida como Dama dos bosques, é uma ave misteriosa e, embora relativamente comum, muito difícil de observar, se não for especificamente procurada.
A galinhola é uma limícola da mesma família das narcejas, aves com as quais apresenta muitas semelhanças morfológicas. Porém, tem uma envergadura que a aproxima mais da perdiz. A sua plumagem, em tons castanhos arruivados, serve-lhe de camuflagem perfeita nos locais que frequenta. Possui um bico forte e comprido e uma cauda curta, sendo as suas asas compridas e arredondadas.
A galinhola é uma espécie invernante em Portugal continental, chegando os primeiros indivíduos em final de Outubro. Ocorre de norte a sul.
É uma ave típica dos bosques, podendo frequentar um grande número de habitats, desde que associados a matas densas com sub-bosque húmido e algumas clareiras. Entre nós frequenta preferencialmente áreas de montados, estevais, giestais densos.

(Adaptado de aves de Portugal) 

Galinhola



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...