sábado, 26 de dezembro de 2020

Rio Guadiana 1678

 Saudoso Rio Guadiana 1678

O saudoso rio Guadiana foi essencial em termos económicos e lúdicos à comunidade capelinense, proporcionando muitas alegrias, nas festas, chamadas paródias, mas também causou muita tristeza, porque roubou a vida a muitos capelinenses de todas as idades! Um dos primeiros afogamentos de um capelinense registado nos livros Paroquiais de Santo António foi o de António Caeiro, mas existe, pelo menos outro ainda antes deste, de um morador na Aldeia da Barrada - Monsaraz!
Neste Registo podemos ler o seguinte:
" Aos quatro dias do mês de Setembro da era de mil seiscentos e setenta e oito annos, faleceu da vida presente António Caeiro (...) sem Sacramentos por se achar afogado por desastre em Guadiana, está enterrado na segunda cova da terceira carreira começando da mão esquerda de cima para baixo, e por assim se passar na verdade fiz este termo q'asinei dia mês era ut supra.
Padre Manoel Nunes"
Nossa nota: O senhor António Caeiro, afogou-se no rio Guadiana no dia 4 de Setembro de 1678, devido a um desastre! Em 4 de Setembro o rio Guadiana, em princípio, estaria sem corrente, apenas devia ter água em algum pego, mas fosse como fosse, deu-se o desastre e o senhor António Caeiro perdeu a vida.
Podemos ler no primeiro Assento do lado direito. 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...