sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

A Fauna de Capelins - O Trigueirão

 A Fauna de Capelins - O trigueirão

O trigueirão é uma ave que pode ser observada na fauna das terras de Capelins! Hoje é menos abundante devido ao desaparecimento da agricultura, uma vez que, nidifica no meio das searas ou ervas altas e alimenta-se de granídeos! Na primavera o macho passa horas a cantar, pousado no ramo mais alto da árvore mais próxima do ninho, enquanto a fêmea põe ou choca os ovos.
Trigueirão
Emberiza calandra
A partir de Março, o inconfundível canto do trigueirão enche o Alentejo. Esta pequena ave castanha é o membro mais comum da família das escrevedeiras.
O trigueirão é uma ave totalmente castanho e distingue-se pelo bico grosso, pelas riscas no peito, pelas patas rosadas e, acima de tudo pelo seu canto.
Esta espécie pousa frequentemente em postes e fios telefónicos, deixando-se por isso observar relativamente bem.
O trigueirão é uma espécie comum em todo o território nacional, excepto no litoral norte e centro, onde é relativamente escasso. O Alentejo é, provavelmente, a região onde o trigueirão é mais comum, sendo mesmo abundante, em certas zonas. A norte do Tejo é um pouco menos numeroso, mas ainda assim pode ser considerado comum na maior parte da Beira Baixa, nos planaltos da Beira Alta e em grande parte de Trás-os-Montes.
É especialmente numeroso em pastagens, searas, montados abertos e paisagens em mosaico.
Em contrapartida, está geralmente ausente de zonas densamente arborizadas ou muito urbanizadas.
Sendo uma ave essencialmente residente, o trigueirão está presente em Portugal durante todo o ano. No entanto, é na Primavera que a sua abundância se torna mais visível, quando os machos repetem o seu canto vezes sem conta.
Nos meses mais frios, os trigueirões são mais discretos e juntam-se em bandos, que patrulham os campos em busca de alimento.
(Adaptado de aves de Portugal)
Trigueirão 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...