domingo, 20 de dezembro de 2020

A Fauna de Capelins - A Garça Boeira ou Garça Vaqueira

 A Fauna de Capelins - A garça boieira ou garça vaqueira

A garça boieira ou vaqueira ou (carraceira) é uma ave quase, totalmente branca, muito frequente nas terras de Capelins, tem essa designação por ser grande companheira do gado bovino, até lhe pousam em cima, para lhe catar os parasitas, dos quais, também se alimentam, por isso, aqui são designadas carraceiras, mas em troca do serviço prestado às vacas, estas ajudam-nas, ao movimentarem-se nas pastagens, obrigam répteis e ratos a fugir, sendo por elas capturados, mas também acodem às lavouras à procura de tudo o que mexer.
Garça-boieira
Bubulcus ibis
Como referimos a garça-boieira é uma fiel acompanhante do gado bovino, podendo ser vista com frequência nos campos, procurando alimento entre aqueles animais.
É uma garça de média dimensão, com a plumagem quase totalmente branca, mas com manchas alaranjadas no dorso e na coroa, sobretudo durante a época de reprodução. O bico é amarelo, tornando-se alaranjado na Primavera. As patas são pretas, mas também se tornam alaranjadas na época de criação.
Esta garça pode ser vista em Portugal durante todo o ano. É geralmente bastante numerosa e não é raro encontrar bandos de várias centenas de aves juntas. Esta é a mais terrestre de todas as garças, surgindo muitas vezes longe de água, associada ao gado bovino, equino e ovino ou acompanhando as máquinas agrícolas.
Durante a época dos ninhos ocorre principalmente a sul do Tejo e na Beira Baixa, observando-se as maiores concentrações nas zonas das colónias, mas a partir do final do Verão aparece também com bastante frequência na Beira Litoral e, por vezes, no norte do país.
(Adaptado de aves de Portugal)
Garça Boieira 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...