sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

A Fauna de Capelins - O Tordo Comum

 A Fauna de Capelins - O Tordo Comum

O Tordo Comum é uma ave cinegética que era muito abundante nas terras de Capelins, hoje é observado em menor número, devido a vários fatores, não só a caça em grande escala, mas a alteração dos olivais de antigamente para as novas culturas, o abuso no uso dos pesticidas, assim como, a alteração da agricultura tradicional, uma vez que nesta região a sua alimentação consiste na azeitona e em larvas encontradas nos terrenos que eram lavrados!
O Tordo Comum é uma ave pequena, com 20 a 22 cm de comprimento. A plumagem apresenta um tom castanho liso na parte superior do corpo e tom branco-amarelado, malhado de preto, na parte inferior. A face inferior das asas apresenta coloração amarela-ferrugínea, perceptível em voo. Distingue-se bem do tordo ruivo por não ter listas brancas na cabeça. Os dois géneros apresentam morfologia similares.
Tordo Comum tolera habitats frios, húmidos e ventosos, mas não os áridos muito quentes ou os habitats frequentemente gelados. É uma ave tímida e nervosa na presença do homem. O seu voo é veloz e os indivíduos são normalmente solitários, podendo formar pequenos grupos de alimentação e reprodução. Reproduz-se em jardins, charnecas, bosques luxuriantes e campos com muita vegetação, onde nidifica bem escondido, por exemplo entre as heras, sebes e taludes.
Cria um ninho em forma de taça, revestido por musgo no exterior e barro e madeira putrefacta no interior, ficando macio para as crias. Reproduz-se com um ano de idade e efetua duas a três posturas por ano, entre Março e Junho.
Tordo Comum reproduz-se na Europa do Norte e Central, deslocando-se durante o Inverno para a Europa do Sul, nomeadamente Península Ibérica e Mediterrâneo. Em Portugal tem distribuição invernal por todo o território, incluindo acidentalmente os arquipélagos dos Açores e da Madeira.
O Tordo Comum é omnívoro, consumindo uma grande variedade de invertebrados, especialmente minhocas e caracóis, assim como bagas. Tal como o seu parente, o melro-preto (Turdus merula), caça principalmente com a visão, corre aos trancos e barrancos enquanto caça em terreno aberto, e revira folhas em decomposição de forma barulhenta e demonstrativa em busca de alimento.
A fêmea constrói sozinha o ninho em forma de taça com lama e ervas secas, geralmente forrado com radículas e erva coladas com saliva, num arbusto, árvore, trepadeira ou, no caso da subespécie T. p. hebridensis, no chão. O macho canta por perto enquanto a fêmea constrói o ninho, mas não participa na construção.
Cada postura possui habitualmente quatro ou cinco ovos brilhantes de cor azul, salpicados com pequenas manchas negras ou roxas. A incubação é feita unicamente pela fêmea e dura geralmente de 10 a 17 dias. As crias recém-eclodidas são altriciais, necessitando de 12 a 15 dias (em média 14) para abandonar o ninho, com ambos os progenitores a participar na sua alimentação.
As crias são sobretudo alimentadas com minhocas, lesmas, caracóis e larvas de insetos, embora fruta também possa fazer parte da dieta, sobretudo quando tempo seco limita a disponibilidade de minhocas. A época de nidificação é longa, estendendo-se de março a agosto, normalmente com duas ou três ninhadas num ano, apesar de apenas uma poder ser criada no norte da zona de distribuição geográfica.
(Adaptado de Passaro.org)

Tordo Comum





Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...