segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Resenha histórica de Capelins e de suas Gentes - 1635

 Resenha histórica de Capelins e de suas Gentes - 1635 

Primeiro Matrimónio Registado na Paróquia de Santo António
O primeiro matrimónio registado na Paróquia de Santo António, foi realizado pelo Padre Luís de Campos, no dia 21 de Janeiro de 1635, entre os nubentes Bento Frade e Margarida Jorge! Por outras pesquisas sabemos que a Família Frade aparecem como lavradores da Freguesia de Santiago Maior, mas decerto já aqui o eram, enquanto a Família Jorge eram nesta data lavradores da herdade da Zorra, passando pouco depois para lavradores da herdade do Seixo, onde estiveram mais de duzentos anos! Assim escreveu o Padre Luís de Campos (o que veio de Monsaraz cerca de 1624 e aqui faleceu em 1639, sendo sepultado na Igreja de S. Pedro em Terena)!
"Aos vinte um dias do mês de Janeiro da era de mil seiscentos e trinta e cinco, por mandado do senhor Juiz dos casamentos recebi in facie eclasia a Bento Frade, solteiro filho de Fernão Alves e de Maria Fernandes, naturais e moradores nesta Freguesia de Santo António do Termo de Terena com Margarida Jorge, solteira filha de Manoel Jorge e de Catarina Gomes. Foram padrinhos Manoel Jorge e (...) e Inês (...) era ut supra e por verdade o fiz e asinei.
Luís de Campos"

Registo do matrimónio de Bento Frade com Margarida Jorge 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...