sábado, 26 de dezembro de 2020

A Fauna de Capelins - A Petinha dos Prados

 A Fauna de Capelins - A Petinha dos Prados

A petinha dos prados é uma ave constituinte da avifauna das terras de Capelins, sendo muito abundante entre os meses de Outubro e Abril, embora tenha a designação de petinha dos prados, também é/era muito frequente observá-la nas terras lavradas à procura de alimento.
Petinha-dos-prados
Anthus pratensis
O aparecimento das primeiras petinhas-dos-prados marca o final da época estival. Esta espécie de ave nem sempre fácil de observar, invade o país no início do Outono e, fazendo jus ao seu nome, povoa os prados portugueses.
A petinha-dos-prados é uma espécie insectívora, facto que pode ser facilmente reconhecido pelo seu bico fino. A plumagem é castanha esverdeada, o peito é fortemente malhado e as patas são rosadas. Esta petinha pode confundir-se com outras espécies do mesmo género, mas com alguma prática pode ser distinguida da petinha ribeirinha e da petinha marítima pela plumagem mais esverdeada e pelas patas rosadas e da petinha dos campos (espécie estival) pelo peito fortemente malhado e da petinha das árvores (que também é estival) pela ausência de nuances amareladas no peito e pelos tons esverdeados da plumagem.
De todos os passeriformes que nos visitam no Outono e no Inverno, a petinha-dos-prados é certamente um dos mais abundantes, estando presente em todo o tipo de terrenos agrícolas, pastagens, incultos ou campos encharcados. Os primeiros indivíduos surgem por vezes em finais de Setembro, mas é no mês de Outubro que as petinhas-dos-prados chegam em grande número ao nosso país, podendo ser observadas ao longo do Outono e do Inverno. Em Março começam a partir, desaparecendo as últimas no início de Abril.
(Adaptado de aves de Portugal)
Petinha dos prados 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...