terça-feira, 8 de dezembro de 2020

A Fauna de Capelins - O Rouxinol Comum

 A Fauna de Capelins - O Rouxinol Comum 

O Rouxinol Comum é uma ave que faz parte da fauna das terras de Capelins, embora seja mais fácil ouvir o seu lindo canto do que observá-lo, porque já existiram em maior quantidade, como todas as aves, diminuiu a sua presença devido à falta de alimento e da alteração do meio ambiente, o arvoredo de fruto e junto a Ribeiros e Ribeiras, assim como, a quase extinção das hortas com sebes!

Rouxinol-comum
Luscinia megarhynchos
Nas noites de Primavera, o canto interminável do rouxinol faz-se ouvir durante toda a noite.
O rouxinol-comum tem a cor acastanhada ruiva, não é uma ave muito fácil de identificar visualmente. A longa cauda arruivada, visível sobretudo em voo, contrasta com os tons acastanhados do dorso. É sobretudo pelo canto que o rouxinol-comum se faz notar e pode ser identificado. Este canto é muito variado, contendo diferentes sequências de notas. Uma das mais características é o “tu-tu-tu-tu-tu” em crescendo.
O rouxinol-comum é bastante frequente em Portugal, mas a sua abundância apresenta com importantes variações a nível regional. Assim, no litoral norte e centro é escasso, mas no interior norte e centro é muito abundante, tal como no litoral sul e em certas zonas do Algarve.
Esta espécie esconde-se geralmente no meio de vegetação densa e raramente pousa à vista. No norte frequenta todo o tipo de matagais, ao passo que no Alentejo ocorre principalmente ao longo de rios e ribeiras, onde a vegetação é mais densa. O rouxinol-comum é estival, fazendo ouvir o seu canto a partir de finais de Março ou princípios de Abril. Em Junho começa a calar-se e em Agosto abala rumo a África.

(Adaptado de Aves de Portugal)

O Rouxinol Comum 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...