domingo, 13 de dezembro de 2020

A Fauna de Capelins - O Cartaxo Comum

 A Fauna de Capelins - O Cartaxo Comum

O Cartaxo Comum pode ser observado nas terras de Capelins nos meses de verão a saltitar e a cantar dentro do arvoredo, quase sempre, em pequenos bandos, vão percorrendo as árvores chegando uns após outros, procurando a sua alimentação, constituída, essencialmente por insetos, como são aves tão pequeninas, em Capelins, são designados "Cartaxinhos"!
Cartaxo-comum
Saxicola rubicola
O peito laranja e a cabeça preta do cartaxo funcionam como um semáforo, quando a ave se empoleira nos postes e cercas das zonas abertas. Esta ave é uma das mais fáceis de observar, devido à sua conspicuidade.
Pequeno insectívoro de fácil identificação, especialmente no caso do macho. Possui um aracterístico padrão preto na cabeça, contrastante com o colar branco e o peito alaranjado. As fêmeas têm a plumagem menos contrastada e podem ser confundidas com as de cartaxo-nortenho, separando-se pela ausência de lista superciliar esbranquiçada e de lista malar (bigode).
Vulgarmente é encontrado empoleirado em postes, cercas e fios, locais que elege para observar as presas (insectos) que captura.
Bastante abundante, encontra-se sobretudo em zonas abertas de charnecas, estepes, campos agrícolas, montados e bosques abertos, zonas de matos baixos, sapais e dunas.
Ocorre durante todo o ano, sendo principalmente residente, mas nalguns locais do litoral parece ocorrer sobretudo fora da época reprodutora. O Alentejo, a Estremadura e a maior parte da Beira Interior são as melhores regiões para procurar este pequeno turdídeo.

(Adaptado de Aves de Portugal) 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...