terça-feira, 15 de dezembro de 2020

A Fauna de Capelins - A Águia D' asa Redonda

 A Fauna de Capelins - A Águia D' asa Redonda

A águia d'asa redonda, também designada por Bútio Comum é uma ave de rapina que, faz parte da Fauna das terras de Capelins, é mais fácil observá-la no vale da Ribeira de Lucefécit e nas diversas herdades da Freguesia de Capelins!
Bútio-comum - águia d'asa redonda
Buteo buteo
Sendo esta uma das rapinas mais abundantes em Portugal, não será difícil encontrar a característica marca em meia-lua presente no peito desta ave, também conhecida pelo nome águia-d'asa-redonda.
Frequentemente observado em poisos ao longo das estradas, torna a sua identificação mais fácil quando encontrado nestes locais. Assim, pode facilmente ser reconhecida a sua característica mancha clara no peito em forma de meia-lua, contrastando com a tonalidade geral castanha escura e patas claras. Quando em voo, sobressaem as manchas claras nas partes inferiores e as orlas mais escuras, sendo também distinguível em determinadas condições a mancha peitoral. Pode ser confundido com o bútio-vespeiro,
separando-se desta espécie pela cabeça menos projectada e pela ausência de barras intermédias na cauda, já que apenas possui uma barra terminal de forte contraste.
O bútio-comum ou águia d'asa redonda encontra-se bastante bem distribuído pelo território português, sendo a única espécie de ave de rapina presente em todas as regiões do país. É comum, escasseando apenas nos extremos norte e sul de Portugal Continental. Os números desta espécie aumentam durante o Inverno devido à chegada de efectivos provenientes do Norte da Europa.
No entanto, a nossa população é basicamente residente, pelo que pode ser encontrado durante todo o ano.
(Adaptado de aves de Portugal)
Águia D'Asa Redondo ou Bútio Comum 
net 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...