segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

A Fauna de Capelins - O Estorninho preto

 A Fauna de Capelins - O Estorninho preto

O estorninho preto é uma ave que aparece em grandes bandos nos olivais das terras de Capelins e por aqui andam durante os meses de Inverno!
Estorninho-preto
Sturnus unicolor
Um dos cenários mais reconhecíveis da nossa avifauna engloba a presença dos estorninhos-pretos. Esta é uma alusão à sua abundância em zonas humanizadas, onde pode ser encontrado facilmente.
Embora se trate de uma espécie facilmente reconhecível, o estorninho pode ser confundido com o melro preto. Apresenta, tal como este último, o bico amarelado e o corpo escuro, embora a cauda seja mais curta, a postura mais ereta, distingue-se pelas patas rosadas pelos e tons esverdeados brilhantes no corpo, que é simultaneamente mais compacto. No Inverno, apresenta pintas claras ao longo do corpo, tornando a sua distinção face ao estorninho malhado bastante difícil. Ainda assim, o aspeto geral desta ave face à sua congénere é sempre mais escuro. Relativamente bem distribuído ao longo do território, pode ser localmente abundante junto a algumas localidades. Trata-se de uma espécie endémica da Península Ibérica e do sul de França, residente, e por isso observável durante todo o ano.
A partir do final do Verão podem ser observados bandos que reúnem dezenas ou mesmo centenas de indivíduos.
(Adaptado de aves de Portugal)
Estorninho preto 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...