sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

A Fauna de Capelins - A Alvéola branca

 A Fauna de Capelins - A Alvéola branca

A alvéola é uma ave migratória que faz parte da avifauna das terras de Capelins, sendo mais frequente observar-se a designada alvéola branca do que a cinzenta! Esta ave muito nervosa e desconfiada, senão esperta, aparece no inverno e acode às terras lavradas à procura de alimento, mas também surge noutros lugares, até nas ruas das localidades, pousa próximo dos humanos, com a cauda sempre em movimento e à defesa, basta um pequeno gesto, assusta-se e levanta logo voo.
Alvéola-branca
Motacilla alba
A alvéola-branca é uma das espécies mais conhecidas da generalidade das pessoas, com o seu típico baloiçar da cauda e a combinação preto-e-branco da coloração.
A alvéola-branca é bastante fácil de identificar, com o seu típico
padrão escuro na cabeça, garganta e dorso, que contrasta com o
branco no peito e abdómen, assim como nas faces.
A cauda comprida e patas compridas são extremamente visíveis, pois esta ave passa bastante tempo no solo, baloiçando bastante a cauda, no que é um comportamento bastante característico desta espécie.
A subespécie britânica Motacilla alba yarrellii, que ocorre com
regularidade no nosso território, distingue-se por possuir a mancha
negra na garganta a estender-se até ao peito, e por ter o dorso negro, ao contrário da subespécie nominal que o possui cinzento-escuro.
Trata-se de uma espécie mais comum na metade norte do
território, onde está presente durante todo o ano.
Durante a passagem outonal e no Inverno, a população reforça-se com a chegada de aves de passagem e invernantes.
Entre os meses de Outubro e Março, a alvéola-branca é uma espécie comum na metade sul do território, ocorrendo também a subespécie britânica como invernante, embora neste caso seja mais escassa que a subespécie nominal.
(Adaptado de aves de Portugal)
Alvéola branca
Foto: Biologo Amador 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...