domingo, 27 de dezembro de 2020

A Fauna de Capelins - O Chapim Azul

 A Fauna de Capelins -  O Chapim Azul

O chapim azul é uma pequena ave que faz parte da fauna das terras de Capelins, embora não seja muito fácil a sua observação, aparece saltitando de árvore em árvore, procurando alimento. A sua plumagem é muito exuberante o que o distingue das restantes espécies de chapins.
Chapim-azul
Cyanistes caeruleus
Apesar das suas pequenas dimensões, estamos na presença de uma ave destemida, que se movimenta por entre os ramos das árvores mesmo sobre as nossas cabeças.
O chapim azul é uma das mais coloridas espécies na nossa avifauna florestal.
A cabeça possui um barrete azul, lista ocular preta e a face branca, enquadradas por um colar preto conferindo-lhe uma máscara facial, típica de alguns chapins. O peito e o abdómen são amarelados, enquanto o dorso é cinzento-azulado.
Esta ave esvoaça freneticamente pelo meio da folhagem, pelo que nem sempre é fácil apreciar o padrão das suas cores.
O chapim azul distribui-se por todo o território, em zonas de montados, florestas mistas e alguns parques e jardins, é uma espécie comum, ocorrendo durante todo o ano, mas pode ser observado em maior abundância em zonas com árvores velhas e frondosas.
(Adaptado de aves de Portugal)
Chapim Azul 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...