sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

A Fauna de Capelins - O Papa Figos

 A Fauna de Capelins - O Papa Figos 

O Papa Figos é uma ave da Fauna das Terras de Capelins, mas é difícil de observar, por ser muito arisca ao contacto com os humanos! A sua designação está em conformidade com o seu alimento principal, figos, embora não seja exclusivo, porque também se alimenta de outros frutos e de insetos! Com muita sorte e de forma disfarçada pode ser observado numa Figueira, sentado à mesa! Podemos afirmar que, já assistimos à sua presença numa figueira em Capelins! O Papa Figos, pode ser observado nos montados das terras de Capelins.
Papa-figos
Oriolus oriolus
As cores vivas do papa-figos tornam esta ave bastante atraente, mas os seus hábitos discretos fazem com que seja muito mais vezes ouvido que visto.
O macho adulto é fácil de identificar: cabeça e dorso amarelos, asas pretas e bico vermelho. A fêmea é mais esverdeada e, quando em voo, pode confundir-se com o pica-pau-verde. Apesar de raramente pousar à vista, o papa-figos faz ouvir com frequência o seu canto aflautado, sendo este muitas vezes o primeiro sinal da sua presença.
O papa-figos distribui-se de norte a sul e pode ser considerado comum na metade interior do território e pouco comum na metade ocidental.
É um visitante estival que chega bastante tarde ao nosso país: a maioria dos machos faz-se ouvir a partir de finais de Abril ou início de Maio e canta até ao princípio de Julho. Parte para África em Agosto, sendo já raro a partir de Setembro.
(Adaptado de aves de Portugal)
Papa Figos 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...