A Fauna de Capelins - O Pintassilgo
O Pintassilgo era/é das aves mais simpáticas e dona de uma plumagem muito bonitas que compõem a Fauna das terras de Capelins! Muitas vezes faziam/fazem os ninhos nas oliveiras, laranjeiras ou outra árvore à porta das casas, onde passavam o tempo a cantar e a alegrar os moradores, são uma ave muito fácil de domesticar!
Nos campos de Capelins eram vistos em abundância em grandes bandos a debicar em plantas secas com picos que continham semente que eles muito apreciavam! Hoje, são cada vez menos devido à escassez de alimento em algumas alturas do ano.
Pintassilgo
Carduelis carduelis
O garrido do vermelho, amarelo e preto constituem a marca mais saliente deste pequeno passeriforme
Esta pequena ave granívora é conhecida por quase toda a gente, pelo que se trata de uma espécie de relativamente fácil identificação. A sua máscara vermelha, a cabeça branca e preta e as manchas amarelas nas asas fazem do pintassilgo uma ave bastante colorida e com um padrão facilmente reconhecível, mesmo em voo. Durante a Primavera, pode ser observado a cantar no alto de árvores, antenas, postes e telhados. No Inverno
agrega-se frequentemente em bandos de dimensões
consideráveis, que podem juntar centenas de aves.
Abundante e bem distribuído ao longo do território continental, mas claramente mais comum no sul do que no norte, o pintassilgo ocupa uma variedade imensa de habitats, desde parques e jardins urbanos, a montados, pomares, bosques abertos, orlas, e, também, estepes cerealíferas durante o Inverno, onde é bastante abundante. Apenas evita as áreas densamente florestadas e de altitude. Está presente no país durante todo o ano.
(Adaptado de aves de Portugal)
Sem comentários:
Enviar um comentário