quarta-feira, 25 de novembro de 2020

A Fauna de Capelins - A Poupa

 A Fauna de Capelins - A Poupa

A Poupa é uma ave que, desde sempre, podemos observar nas terras de Capelins, o seu aspeto físico e a sua plumagem desperta curiosidade mas não reúne muitos admiradores devido à fama que tem de consumir material fedorento na sua alimentação que, parece não corresponder à realidade! Faz o seu ninho nas tocas das árvores, onde, para afastar os eventuais invasores espalha nas proximidades esse material que, emite um cheiro insuportável, para afastar eventuais invasores do ninho! Como as pessoas viam a Popa fazer a angariação desse material, logo gerou essa confusão.

Poupa Upupa epops
A sua poupa tão característica faz desta ave uma das espécies mais emblemáticas da nossa fauna
A poupa é uma espécie comum que pode ser observada de norte a sul do país. Os melhores locais para a procurar são zonas com habitat florestal ou misto de florestal e agrícola.
Inconfundível, com o seu característico padrão preto e branco nas asas, e a cabeça e pescoço ocres. No
entanto, a particularidade morfológica mais óbvia desta ave é a sua crista (poupa) pronunciada, orlada por
pontas pretas, que, quando levantada, se assemelha a um leque. Emite uma vocalização extremamente fácil
de ser identificada, um pouco semelhante ao cuco.
Esta é uma espécie abundante e com área de distribuição ampla, podendo ser encontrada sobretudo em habitats florestais pouco densos, nomeadamente montados de sobro e azinho, assim como nas imediações de campos agrícolas. Na metade sul do território, pode ser encontrada durante todo o ano, sendo no entanto menos abundante no Inverno.
(Adaptado de Aves de Portugal)

A Poupa



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...