A Fauna de Capelins - A Codorniz
A codorniz é uma ave cinegética cada vez mais escassa nas terras de Capelins, não só devido à caça, mas também à quase inexistência de hortas, meloais e outros lugares onde se alimentava, como os vales cultivados! Quando levantam voo à nossa frente, produzem sempre um silvo a cantar que parece uma sirene, parece que a reclamar por serem incomodadas!
A codorniz é, a par da rola e da perdiz, uma das espécies cinegéticas preferidas dos caçadores portugueses. É uma ave solitária, pequena (17/18 cm) e de voo rápido, sendo mais fácil ouvi-la do que vê-la. Caminhando pelo campo pode acontecer levantar voo aos nossos pés, pois apenas abandona a camuflagem do solo quando é quase pisada. Tem uma coroa preta e branca, o abdómen branco e o resto do corpo com tonalidades castanhas com riscas claras.
Bastante parecida com um perdigoto, esta ave é no entanto muito dificil de ser vista; na realidade, o contacto mais vulgar com a codorniz é auditivo; o seu canto, que se pode ouvir quer de dia quer de noite, é bastante característico e invulgar para uma ave tão pequena.
O habitat preferencial são os campos cultivados, searas, pastos e mesmo espaços abertos em bosques, onde o animal disponha de recursos alimentares suficientes, aliás semelhantes aos da perdiz.
Alimenta-se sobretudo de sementes, folhas e insectos.
Faz o ninho numa cavidade do solo, entre Abril e Maio, onde põe entre 7 e 12 ovos cor creme com manchas castanhas, que são incubados pela fêmea durante 23/25 dias.
As modificações na paisagem agrícola alteraram o comportamento reprodutor e alimentar das codornizes. A diminuição da área agrícola, apesar de não afectar o sucesso reprodutivo directamente, contribui para a diminuição da condição física dos adultos (devido à menor disponibilidade de alimento e à maior distância percorrida entre o local de nidificação e as áreas de alimentação). Consequentemente o número de tentativas de postura será menor, diminuindo a taxa de reprodução.
O aumento do uso de herbicidas diminui o número de espécies vegetais bravias numa área agrícola, tornando estas áreas menos atractivas para a alimentação. No Reino Unido a disponibilidade alimentar foi um dos factores que provocou uma diminuição na população.
A alteração dos habitats de nidificação e/ou alimentação devido à construção de infra-estruturas (barragens, parques eólicos, estradas), instalação de regadios, produção florestal, actividade de extracção de inertes.
(Adaptado de Covão da Ponte)
Codorniz
Sem comentários:
Enviar um comentário