terça-feira, 17 de novembro de 2020

A Fauna de Capelins - O Galeirão

A Fauna de Capelins - O Galeirão

Quando descemos a Ribeira de Lucefécit, inserida no Lago de Alqueva, junto à água, a cada passo, descobrimos motivos de interesse, sejam lugares, Fauna, recortes geográficos, grandes rochedos, enseadas assenhoradas pela água e, flora!
Em relação à Fauna, conforme as suas características, logo os lugares onde podemos encontrar cada espécie, sítios mais escondidos, ou mais propícios à sua alimentação ou descanso!
Existem dois ou três lugares, entre os quais, uma enseada junto à Torre - Roncão, onde encontramos sempre uma quantidade de aves designados Galeiróes, as quais, com a nossa aproximação levantam voo, fazendo grande ruído ao bater as longas asas com algum esforço e desaparecem para sul.
Galeirão
Designação de aves nadadoras da família dos Ralídeos. O galeirão-comum (Fulica atra) é um animal de tamanho semelhante aos dos patos, sendo o seu comprimento de cerca de 55 centímetros. Encontra-se geralmente em lagos e charcos de terras baixas com bastante vegetação. O adulto apresenta uma plumagem de cor preto-fuligem com bico branco e escudo frontal. O bico é curto e forte. A fêmea possui um colorido menos chamativo, sendo pardo-acinzentado. No inverno é um animal gregário encontrando-se em grandes bandos nos lagos, albufeiras, baias abrigadas, etc. A sua alimentação é feita à base de insetos aquáticos, outros invertebrados e talvez peixes. Na época da reprodução os casais nidificantes isolam-se e defendem agressivamente os seus territórios. Os intrusos são combatidos pelas duas aves. A postura varia entre os cinco e doze ovos.

(De Infopédia)

Galeirão



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...