domingo, 29 de novembro de 2020

A Fauna de Capelins - O Peneireiro

 A Fauna de Capelins - O Peneireiro 

O Peneireiro é uma ave de rapina que podemos ver nos céus das terras de Capelins, passa tempo infinito na mesma área, sempre com o mesmo movimento que, conforme diziam os nossos ancestrais andava a peneirar, ou seja, a balançar para um e outro lado, com o objetivo de lá de cima observar se no terreno aparecia o seu almoço, para mergulhar e apanhar a presa. Esta ave é da família dos falcões, mas existem muitas espécies.

Peneireiro

Designação de aves da família dos Falconídeos.
Aves como o peneireiro Falco tinnunculus, também conhecido como peneireiro-vulgar ou peneireiro-de-dorso-malhado, são pequenos falconídeos que eram extremamente abundantes na estepe antes da utilização de inseticidas. Os falcões são radicalmente diferentes de todas as outras aves de rapina diurnas. Do género Falco existem cerca de quarenta espécies.
O peneireiro-comum é o peneireiro mais espalhado da Europa, encontra-se em quase todo o tipo de terrenos abertos, desde planícies cultivadas a terrenos pantanosos, nas terras altas onde se alimenta de pequenos mamíferos, insetos, répteis e alguns pássaros.
O macho tem no dorso plumagem vermelha salpicada de escuro, a cabeça acinzentada, garganta branca e peito claro, com manchas brancas e o uropígio e a cauda cinzentos. A fêmea tem a parte dorsal com plumagem listada transversalmente e a cauda avermelhada, com barras escuras e estreitas. Nos dois sexos existe uma larga faixa branca na extremidade da cauda que precede uma outra faixa branca muito estreita. Os pés são amarelos e a íris é escura.
É uma ave com o comprimento total que oscila entre os 31 e 37 centímetros, com um comprimento de asa que varia entre os 230 e 270 milímetros, com uma envergadura compreendida entre os 68 e 82 centímetros. O seu peso oscila entre os 180 e 230 gramas. Na época do acasalamento, que ocorre a partir do princípio de março, nidificam frequentemente nos ninhos velhos de gralhas em maciços de árvores ou nas reentrâncias das escarpas. A postura é de três a sete ovos, normalmente cinco, cuja incubação é feita pela fêmea durante 27 a 31 dias. Os juvenis são alimentados no ninho, pelos pais, durante cinco a seis semanas. Ao fim de seis semanas efetuam os primeiros voos, mas não abandonam a área dos pais durante, pelo menos, um mês.

(Adaptado de Infopédia)

Peneireiro comum



Sem comentários:

Enviar um comentário

O Concelho da Vila de Ferreira, atual Freguesia de Capelins

O Concelho da Vila de Ferreira, atual Freguesia de Capelins   Registo Paroquial de óbito em Santo António 1635 "Aos 17 dias do mês de M...