quarta-feira, 25 de novembro de 2020

A Fauna de Capelins - A Cotovia de poupa

 A Fauna de Capelins - A Cotovia de poupa

A cotovia de poupa era/é uma ave com alguma presença nas terras de Capelins, mas pouco abundante, podiam ver-se pequenos bandos de 5/6 aves, sempre com o seu canto muito gracioso, fizesse chuva ou fizesse sol! A sua alimentação é variada, desde granídeos até larvas recolhidas nas terras, por isso, estavam/estão sempre presentes nas lavouras das terras! Os seus ninhos eram encontrados no chão, muitas vezes junto às piorneiras, tojos e outros arbustos! Estiveram quase extintas, devido a vários fatores, como escassez de alimentos e perseguição pelos caçadores, mas hoje, já conseguimos ver e ouvir algumas cotovias de poupa pelos campos de Capelins.
Cotovia-de-poupa
Galerida cristata
A pequena poupa torna esta cotovia uma das aves mais graciosas da sua família e que se distingue facilmente de todas as outras aves, com excepção da cotovia-montesina.
Tal como as outras cotovias, esta espécie tem a plumagem de tons acastanhados. A pequena poupa é a característica mais saliente e que permite facilmente identificar a ave como sendo do género Galerida. A distinção da cotovia-montesina é bastante difícil e faz-se sobretudo com base na plumagem mais clara, no bico com a mandíbula inferior recta, na contra-asa bege e no canto menos variado.
A cotovia-de-poupa pode ser considerada uma espécie razoavelmente comum, embora a sua abundância seja um pouco mascarada pelas dificuldades de identificação.
De uma forma geral é frequente em terrenos lavrados ou incultos, nomeadamente em várzeas mas também na orla de zonas húmidas. É uma espécie residente que está presente em Portugal durante todo o ano.

(Adaptado de Aves de Portugal)

Cotovia de Poupa



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...