A Fauna de Capelins - A Andorinha das Chaminés
A andorinha das chaminés é uma ave migratória que também faz parte da avifauna das terras de Capelins! Ainda no inverno, assim que o sol começa a aquecer as andorinhas voltam ao lugar onde nidificaram ou nasceram no ano anterior, oferecendo o seu cantar muito alegre, esvoaçando, procurando insetos, ou pousadas em fios ou no interior ou exterior das chaminés.
Andorinha-das-chaminés
Hirundo rustica
A andorinha das chaminés é uma das primeiras espécies estivais a chegar e quando aparece, as pessoas dizem que o inverno já está fora, ou seja, já passou, por isso, personifica a Primavera, com os seus bandos voando em busca incessante de insetos.
A andorinha das chaminés é abundante nas terras de Capelins, como em toda a região, pode ser encontrada em zonas humanizadas, principalmente em meio rural, junto a linhas de água, prados, e em zonas alagadas. Geralmente voa a baixa altura em busca de insetos voadores. Sobretudo estival, ocorrendo habitualmente entre Fevereiro e final de Outubro. Geralmente não ocorre em bandos de tão grandes dimensões como a andorinha dos beirais. Observam-se concentrações pós-nupciais no final do Verão.
(Adaptado de aves de Portugal)
Andorinha das chaminés
Sem comentários:
Enviar um comentário