domingo, 31 de janeiro de 2021

A reconquista de Odialuiciuez - Santa Maria de Terena

 A reconquista de Odialuiciuez - Santa Maria de Terena 

No ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de mil duzentos e trinta anos, a Villa de Odialuiciuez (depois Santa Maria de Terena) foi reconquistada aos mouros pelos cavaleiros vilãos de Évora, mas as terras conquistadas por estes cavaleiros, não ficavam na sua posse, mas na posse da Câmara de Évora, foi o que aconteceu com esta reconquista!
Quem era cavaleiro vilão?
Os cavaleiros-vilãos eram cavaleiros designados pelo Concelho para combater nas hostes em nome do Rei. Podiam pertencer a várias classes sociais, mas eram sempre homens livres.
Tinham que ter os bens suficientes que lhes permitissem possuir cavalo para prestação de serviço militar (o fossado). Com D. Dinis, o montante que o cavaleiro-vilão deveria possuir foi fixado em marcos de prata.
Tinham como privilégio a isenção do pagamento da jugada, se possuíssem todas as armas, alguns concelhos estavam isentos de aposentadoria, não eram penhorados nem citados a não ser pelo porteiro. Tinham direito a "reforma" depois dos 60 anos, recebendo então «carta de cavaleiro pousado», mantendo os mesmos privilégios que em serviço.
(Adaptado de Wikipédia)
Como consta nos documentos régios a atual Vila de Terena quando foi reconquistada tinha a toponímia de "Odialuiciuez" conforme consta nos documentos existentes no Arquivo Nacional da Torre do Rombo, Gaveta 1, maço 1 nº 9.
Paarece que, a Tallana anunciada por alguns historiadores, que era "Terena" fica perto de Badajoz e ainda hoje se designa por "Tallana" e consta na obra árabe, o al-Mughrib fî hulâ-l-Maghrib. na obra compilada pelo geógrafo andaluz Ibn Sa’îd . Nascido em 1213-1214, próximo de Granada, Sa’îd viveu na Península até 1240-1241, altura em que partiu para o Oriente. Terá sido entre 1242 e 1247, já no Egito, que terminou o al-Mughrib, nesta obra consta que "Tallana" é fortaleza de Badajoz, como não existem dúvidas que Odialuiciuez (Terena) nessa época não tinha nenhuma fortaleza, uma vez que, não é mencionada em nenhum documento oficial, logo a verdadeira "Tallana" que consta na dita obra, só pode ser a atual, perto de Badajoz! Como consta nos documentos régios e dos juízes do Termo de Évora a sua toponímia era "Odialuiciuez" a mesma designação da Ribeira de Udialuiciuez (Lucefécit), logo a seguir, Santa Maria de Terena.  

Cavaleiros da reconquista net



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...