terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Santa Maria de Terena 1262

 De Santa Maria de Toro a Santa Maria de Torena - 1262

A vila de Terena foi reconquistada aos mouros no ano de 1230, pelos cavaleiros vilãos da cidade de Évora, ficando na posse do Concelho de Évora até ao mês de Maio de 1259, quando foi doada ao nobre da Corte do Rei D. Afonso III, D. Gil Martins Ribas de Vizela e à sua mulher Dª Maria Anes da Maia, sendo feito um acordo entre o Bispo D. Martinho Peres, o cabido da Sé de Évora, D. Gil Martins e sua mulher, sobre a fundação da igreja ou igrejas que estes viessem a erguer em Odialuiciuez e seus termos, no dia 30 de Abril de 1261. Esta doação foi outorgada, ou confirmada em Santarém, pelo dito rei, no dia 13 de Dezembro de 1261.

Como foi referido, os donatários receberam a Vila de Odialuiciuez, ainda, com este nome árabe, mas esta Vila já era sua, pelo que, tinham o direito de lhe dar a toponímia que entendessem!

Assim, em Fevereiro de 1262 os donatários decidiram conceder o primeiro Foral à sua nova Vila, o qual, foi um documento que visava estabelecer o Concelho (ou Termo) de Santa Maria de Terena e regular a sua administração, os deveres e privilégios dos povoadores. (A palavra "foral" deriva da palavra portuguesa "foro", que por sua vez provém da latina "forum").

Nesta data, e no referido documento, desapareceu a toponímia Odialuiciuez e parece que, começou a designar-se Santa Maria de Terena, porque, conforme consta nos livros de história, os donatários eram muito devotos de Santa Maria, logo. a sua Vila não podia ter outra designação, mas porquê de "Terena"? Percorremos as linhagens dos referidos donatários até à quinta ou sexta geração, muito antes da fundação da nacionalidade portuguesa, na tentativa de encontrar alguma pista, um nome igual ou parecido com Terena, mas de entre nomes dos mais incríveis, não encontramos nenhum parecido com "Terena", pelo que, em analogia com a toponímia da outra Vila que consta nos mesmos documentos de doação aos mesmos donatários, que é Viana do Alentejo, (Viana, parece que foi em homenagem a Viana do Castelo) procuramos a eventual ligação a alguma localidade do norte com toponímia semelhante, mas não tivemos sucesso!

Seguimos outro caminho e passamos a analisar via on line alguns documentos régios guardados no Arquivo Nacional da Torre do Tombo e reparamos que, em alguns, está escrito "Torena", então, perante esta palavra voltamos às localidades e acabamos por ir ter à histórica cidade de "Toro" (Touro em português), situada em Castela e Leão, na província de Zamora (Douro), onde existe uma Igreja, Colegiata, assim chamada por não ser Catedral, mas porque tinha Cabido, como as Catedrais, dedicada a Santa Maria Maior. Esta colegiata faz parte do conjunto conhecido como "as cúpulas do Douro".

Assim, chegamos a Santa Maria de Toro, inaugurada no século XII, em 1170, não podia ser melhor escolha dos Riba de Vizela, podiam homenagear Santa Maria de Toro atribuindo quase a mesma designação à sua nova Vila que, desejavam fosse famosa pelos reinos de Portugal e de Castela, como foi, com a promoção feita pelo ilustre rei de Castela D. Afonso X o Sábio, através das cantigas de Santa Maria.

Voltando a Toro, tudo indica que na linhagem dos Riba de Vizela, os de Ribadouro, tinham ligações a Santa Maria de Toro, (Douro) como referimos, são linhagens de antes da fundação de Portugal, logo, esta cidade era bem conhecida e talvez amada por esta Família. Mas "Toro" ou Touro, nome masculino não ficava bem na sua jóia da Coroa, assim, pensando num nome feminino dentro da mesma linha, nada melhor que "Torena", além da homenagem a Santa Maria de Toro, ficava Santa Maria de Torena e com um símbolo forte, de Touro ou Torena.

No Foral de 1262, prevê-se que, a Vila ficou a designar-se "Santa Maria de Torena" e, assim continuou até ao dia em que D. Gil Martins, zangado com o rei D. Afonso III, partiu para Castela para junto do Rei D. Afonso X o Sábio e, contou-lhe tudo sobre a sua Vila e região, assim como, dos célebres milagres que ressuscitavam pessoas, curavam os coxos, os raivosos e todos os males e o Rei Sábio, começou a escrever as cantigas de Santa Maria de Terena e corrompeu a palavra Torena para Terena, tal como fez com Monsaraz, que nas cantigas escreveu "Monssarras" e, conforme consta nas ditas cantigas ficou "Terena", mudando apenas uma letra, mas provavelmente se adaptava melhor às suas cantigas em lingua castelhana! Esta possibilidade, podia ser confirmada no primeiro Foral da Vila de Terena, escrito, como sabemos em 1262, antes da partida de D. Gil Martins para Castela, mas não é possível, porque o original do Foral desapareceu e o que existe é um Traslado (cópia) onde consta "Santa Maria de Terena", mas sem nenhuma garantia que foi bem copiado, porque a tão conhecida Terena, podia convencer o copiador que era mesmo assim e, não Torena.

Na procura da ligação da Família Riba de Vizela à cidade de Toro, encontramos provas de que D. Gil Martins esteve em Toro, mas a maior surpresa foi que, a sua filha mais nova das três, Dª Teresa Gil Riba de Vizela, fundou nessa cidade o Mosteiro do Espírito Santo e aí foi morta em Outubro de 1307.

Assim, a cidade de Santa Maria de Toro foi homenageada pela família Riba de Vizela que atribuiu a toponímia de Santa Maria de Torena, à sua Vila, mas foi a mão, ou a pena (esferográfica dessa época), do Rei Sábio a dirigir a Vila de Torena para o caminho de Terena.

Existem vários documentos e outras informações, onde consta a designação "Torena".

Exemplos:

"Gil Martins, mordomo de Alfonso III, outorgou foral aos moradores de Torena".

Arquivo Nacional da Torre do Tombo

ÂMBITO E CONTEÚDO

Carta. Alacaíde-mor de Torena.

COTA ATUAL

Registo Geral de Mercês, Mercês (Chancelaria) de D. Afonso VI, liv.10, f.117

ANTÓNIO DELGADO FEIO

Carta. Para se apresentar na Igreja de S. Pedro de Torena, no arcebispado de Évora.

COTA ATUAL

Registo Geral de Mercês, Mercês da Torre do Tombo, liv. 22, f. 121v-122

O que escrevemos, não passa de pressupostos, porque não encontramos documentos válidos que possam garantir com severidade o que escremos, estes documentos depositados no Arquivo Nacioanl da Torre do Tombo, podem estar mal copiados, mas em analogia com outras localidades portuguesas, sabemos que, em latim, não se escrevia "Terena", exatamente como se escreve em português.

Ficam as pistas em aberto, para quem desejar continuar a pesquisar a origem da toponímia "Santa Maria de Terena".

Fim

Igreja ou Colegiata de Santa Maria Maior - Toro 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...