sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Marcação da Páscoa e do Carnaval

A Lua Cheia depois do Equinócio marca a Páscoa e o dia do Carnaval 
Uma das curiosidades de alguns capelinenses e não só, é saber porque motivo o Carnaval quase nunca, é celebrado no mesmo mês em cada ano! Uns anos é em Março, como neste ano de 2019 e, outros anos é no mês de Fevereiro! 
Assim, tomamos a liberdade de esclarecer a causa deste fenómeno! 
No ano de 325, durante o Primeiro Concílio de Niceia, os Bispos da Igreja Católica definiram a data de comemoração da Páscoa, que também varia de ano para ano, significa que, esta é marcada primeiro do que o Carnaval!
A Páscoa é definida, tendo como referência o Equinócio, dia em que, o dia e a noite possuem a mesma duração (doze horas)! O Equinócio é por volta do dia 20 de Março de cada ano!
Após a ocorrência do Equinócio, espera-se a primeira Lua Cheia e, logo no Domingo seguinte é o Dia da Páscoa! Se por acaso a Lua Cheia for numa segunda feira, então, a Páscoa só será no Domingo seguinte!
Como vimos, a data da Páscoa depende da Lua Cheia, que é um fenómeno da natureza que varia de ano para ano, assim, como o Equinócio, que também é um fenómeno da natureza e, não tem data fixa para acontecer! 
O dia do Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa e, sete dias antes da Páscoa é o Domingo de Ramos (começo da Semana Santa)! Quarenta dias antes do início da Semana Santa é a terça-feira de Carnaval. Logo, o dia do Carnaval é o último, antes do período da Quaresma! 
O Carnaval é uma festa pagã e não Cristã, os Bispos apenas marcaram a Páscoa!

Carnaval em 2019 - 5 de Março;

Carnaval em 2020 - 25 de Fevereiro; 
Carnaval em 2021 - 16 de Fevereiro;
Carnaval em 2022 - 01 de Março;
Carnaval em 2023 - 21 de Fevereiro; 
Carnaval em 2024 - 2024 - 13 de Fevereiro. 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...