Os Trajes de Capelins - O Capote
O capote alentejano teve a sua origem nos trajes de pastores do Alto Alentejo que, pretendiam um casaco em burel que os cobrisse do frio e que, ao mesmo tempo, lhes desse liberdade de movimentos. Assim, surgiu a ideia de se coser um traje longo e sem mangas que possuía uma sobrecapa que caía até à altura do peito e podia possuir uma gola em pele de raposa ou do mesmo tecido! Como referimos, esta peça de vestuário teve a sua origem na classe pobre, passando depois a ser agasalho e, ao mesmo tempo um sinal de fortuna, ou pelo menos fingiam que a tinham, sendo muito usado pela classe rica e, até por alguns reis de Portugal.
Nas terras de Capelins, no Inverno e, em toda a época de mais frio e chuva, os homens de posses, lavradores e não só, não perdiam a oportunidade de exibir os seus capotes, nas festas, cerimónias, bailes e outros ajuntamentos, os quais, podiam ser de burel ou de lã e, de cor castanha ou outras mais escuras!
Escrevemos sobre o passado dos capotes, mas na verdade, ainda são usados como peças de vestuário de recorte muito nobre!
É a nossa singela homenagem, aos capotes das terras de Capelins!
Sem comentários:
Enviar um comentário