domingo, 6 de janeiro de 2019

Os Trajes de Capelins - O Capote

Os Trajes de Capelins - O Capote 

O capote alentejano teve a sua origem nos trajes de pastores do Alto Alentejo que, pretendiam um casaco em burel que os cobrisse do frio e que, ao mesmo tempo, lhes desse liberdade de movimentos. Assim, surgiu a ideia de se coser um traje longo e sem mangas que possuía uma sobrecapa que caía até à altura do peito e podia possuir uma gola em pele de raposa ou do mesmo tecido! Como referimos, esta peça de vestuário teve a sua origem na classe pobre, passando depois a ser agasalho e, ao mesmo tempo um sinal de fortuna, ou pelo menos fingiam que a tinham, sendo muito usado pela classe rica e, até por alguns reis de Portugal. 
Nas terras de Capelins, no Inverno e, em toda a época de mais frio e chuva, os homens de posses, lavradores e não só, não perdiam a oportunidade de exibir os seus capotes, nas festas, cerimónias, bailes e outros ajuntamentos, os quais, podiam ser de burel ou de lã e, de cor castanha ou outras mais escuras!
Escrevemos sobre o passado dos capotes, mas na verdade, ainda são usados como peças de vestuário de recorte muito nobre! 
É a nossa singela homenagem, aos capotes das terras de Capelins!



Capote 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...