quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

A Flora de Capelins - O Sobreiro

A Flora de Capelins - O Sobreiro 
O Sobreiro, é uma das mais importantes e emblemáticas espécies florestais da nossa flora, em termos ecológicos e económicos, é uma angiospérmica dicotiledónea, também denominada folhosa. Pertence à ordem das Fagales, família das Fagáceas, género Quercus, sendo a espécie Quercus suber! Esta árvore, faz parte da vegetação natural das terras de Capelins, não existe em abundância, ao contrário da azinheira, mas aparece no seio de alguns montados, como na Serra da Sina e outros lugares, em pequenas manchas, ou mesmo, algumas salteadas e isoladas! 
As suas folhas são persistentes, de cor verde escura, brilhantes nas faces superiores e acinzentadas nas inferiores, têm uma forma oval, com margem inteira ou ligeiramente serrada ou dentada e têm indumento. 
A gestão tradicional destas árvores permite combinar três objetivos importantes, a produção agropastoril, a conservação do ecossistema e o fornecimento de lenha para lareiras ou para fazer carvão! 
O fruto do sobreiro é a glande, que tem uma forma oval oblonga e um pedúnculo curto, mais pequeno do que a bolota, sendo aproveitada, essencialmente na engorda de porcos, por isso, tem sido cultivado nas terras de Capelins desde tempos remotos! No entanto, o valor económico dos sobreiros deve-se, essencialmente à produção de cortiça, estando a sua importância cultural relacionada com o papel que têm na conservação da biodiversidade e valores históricos, como o registo de sistemas sociais e agrícolas tradicionais!
A extração da cortiça, sendo bem feita, não prejudica a árvore, uma vez que, esta volta a produzir nova camada de casca, (súber) com idêntica espessura a cada nove anos, período após o qual é novamente extraída! 
O sobreiro, pode ter até vinte metros, mas normalmente tem cerca de quinze metros, muito semelhante à azinheira, em termos de estrutura e, ambos pertencem ao género Quercus! 
É de salientar que, em 21 de Dezembro de 2011, a Assembleia da República aprovou um projeto de resolução que declarou o sobreiro como árvore nacional.


Sobreiro 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...