quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

A Flora de Capelins - A Tamujeira

A Flora de Capelins - A Tamujeira 

A tamujeira, Flueggea tinctoria, da família das euphorbiáceas é uma planta arbustiva típica de habitats ribeirinhos mediterrânicos, endémica da Península Ibérica! 
A tamujeira apresenta folhas pequenas, simples, ovaladas em disposição alternada e caducas, os seus ramos acabam em espinho nas pontas, é comum nas margens e leitos de cursos de água de regime torrencial.
As suas flores são muito pequenas de cor branca.
A tamujeira (Tamuje) tem origem no castelhano tamujo, nome pelo qual também é conhecido em Portugal, principalmente nas zonas fronteiriças, onde a influência de linguagem mais se faz sentir. 
A tamujeira era muito frequente nas terras de Capelins, nas margens das Ribeiras de Lucefécit e do Azevel e, principalmente do rio Guadiana, tendo sido a sua principal utilização a feitura de vassouras para varrer os cereais na debulha nas eiras, arramadas, cabanas, currais e, as ruas dos Montes, o que acontecia desde recuados tempos.
Após a subida das águas do Grande lago de Alqueva, deixamos de encontrar a tamujeira na Freguesia de Capelins.


Tamujeira 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...