sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

A Flora de Capelins - A Parreira ou Videira

A Flora de Capelins - A Parreira ou Videira 

Na verdade não existe nenhuma diferença entre parreira e videira são simplesmente palavras sinónimas e referem-se à planta da uva que, também se designa de vinha.
A Parreira ou Videira é uma trepadeira da família das vitáceas, com tronco retorcido, ramos flexíveis, folhas grandes e repartidas em cinco lóbulos pontiagudos! 
As suas flores são esverdeadas e dispostas em ramos! 
O seu fruto é a uva que se apresenta em cachos e a sua colheita realiza-se no final do verão! 
A parreira ou videira é originária da Ásia mas, pelo menos desde a época romana que existe nas terras de Capelins, onde foram encontrados vestígios de uma vinha existente há cerca de 2.000 anos no limite desta Freguesia, junto à Ribeira de Lucefécit, nas Águas Frias! 
Neste caso, apenas nos referimos à parreira, que era plantada ao lado da porta de cada casa, a qual, se destinava a fazer sombra no verão e a produzir uvas que podiam ser consumidas frescas, geralmente como conduto do pão, ou eram expostas ao sol e transformadas em passas, sendo depois acondicionadas em panelas de barro, onde se conservavam até inverno dentro e eram consumidas em dias especiais ou nas merendas do almoço no campo! Também, eram conservadas nos próprios cachos, que penduravam em pregos nos paus dos tetos das casas onde as uvas mirravam um pouco, mas aguentavam-se muitos meses, acabando por ter o mesmo fim das passas! 
As uvas da parreira de porta, ou das hortas, não se destinavam à produção de vinho, não só pela pouca quantidade mas, por a espécie não ser propriamente para esse fim, embora o cultivo da videira para a produção de vinho seja uma das atividades mais antigas da civilização, desde o período neolítico há mais de oito mil anos! 
Na Bíblia, as uvas são mencionadas pela primeira vez quando Noé cultivou videiras nas suas terras! 
As uvas são especialmente simbólicas para os cristãos, que desde o início da Igreja faz o uso do vinho na celebração da Eucaristia. 
Já os romanos tiveram vinhas nas terras de Capelins ou vizinhas.


Uvas 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...