segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

A Flora de Capelins - A Romaneira ou Romanzeira

A Flora de Capelins - A Romaneira ou Romanzeira 
A Romanzeira, cujo nome científico é Punica granatum L., nas terras de Capelins designava-se por Romaneira, é uma árvore da família Lythraceae, Angiospermae! 
Cultivada desde a antiguidade, tem origem no Médio Oriente, Pérsia, onde se propagou por regiões de clima seco, atinge de dois a cinco metros, apresenta o tronco acinzentado e ramos avermelhados quando novos e, pode ter a forma de árvore ou de arbusto, perde as suas folhas no inverno e recupera-as na Primavera!
Nas terras de Capelins, esta árvore existia em quase todas as hortas, adaptando-se bem ao nosso clima e aos terrenos baixos e frescos!
As flores encaracoladas surgem na Primavera e no Verão, rapidamente passam ao vermelho escarlate mas existem variedades em que as pétalas são cor de rosa, brancas, amarelas e até bicolores e, também existem exemplares de flores matizadas de branco, simples e dobradas! 
O seu fruto é a romã, que só aparece no final do verão, é esférico, com casca coriácea e grossa, amarela ou avermelhada manchada de escuro! 
A romã é um fruto vulgar no mediterrâneo oriental e Médio Oriente onde é tomado como aperitivo, sobremesa ou algumas vezes em bebida alcoólica! O seu interior é subdividido por finas películas, que formam pequenas sementes possuidoras de uma polpa comestível!
A importância da romã é milenar, aparece nos textos bíblicos, está associada às paixões e à fecundidade! 
Os gregos consideravam-na como símbolo do amor e da fecundidad!. A árvore da romã foi consagrada à deusa Afrodite, uma vez que acreditavam nos seus poderes afrodisíacos! 
Os judeus, consideravam a romã um símbolo religioso com profundo significado no ritual do ano novo, acreditavam que, assim, o ano que chegava, seria melhor do que o anterior! 
Em Roma, a romã era considerada nas cerimónias e nos cultos como símbolo de ordem, riqueza e fecundidade!
Os judeus chamavam-lhe rimmon e os árabes, rumman, depois, os portugueses chamaram-lhe romã ou roman! 
Na Idade Média, a romã era considerada como um fruto cortês e sanguíneo!
À romaneira, assim como ao seu fruto, a romã, também eram atribuídos poderes medicinais!

Romaneira 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...