A Flora de Capelins - A Ameixeira
A Ameixeira, ameixoeira ou ameixieira são os nomes por que são conhecidas algumas espécies de árvores de fruto do subgénero Prunus, incluídas no género Prunus da família botânica Rosaceae!
A espécie japonesa, Prunus serrulata, apesar do seu nome, teve a sua origem provável na China! A Prunus domestica, ou ameixeira europeia teve origem na Ásia Menor, a sul do Cáucaso!
A ameixeira, era uma árvore pouco comum nas terras de Capelins, mas existia em algumas grandes hortas e, em alguns ferragiais, mais tarde já nos quintais junto às casas!
O seu fruto designa-se por ameixa, é redondo com uma espécie de bico, doce e de epicarpo fino, existem muitas variedades consoante o seu tamanho, cor, sabor e estação do ano em que se desenvolvem, têm entre três a seis, centímetros de largura!
As ameixas são um alimento culinário e podem ser usadas para conserva, geleia e doces!
A ameixa fresca é um excelente agente terapêutico contra as enfermidades causadas pelos ácidos e associadas às hiperlipidemias, principalmente pelo ácido úrico, tais como o reumatismo, a artrite, a gota, a arteriosclerose, a nefrite e outras! É diurética e recomendada contra as afecções de caráter inflamatório das vias urinárias. É, ainda desobstruente do fígado, depurativa do sangue e desintoxicante do aparelho digestivo, pelo que se emprega com êxito nas afecções febris do estômago e do intestino. A ameixa, também costuma ser usada no tratamento das afecções das vias respiratórias!
Sem comentários:
Enviar um comentário