sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

A Flora de Capelins - A Laranjeira

A Flora de Capelins - A Laranjeira 

A laranjeira, Citrus sinensis, é uma árvore da família das Rutáceas e existem muitas espécies, as mais comuns são as que produzem laranja amarga ou laranja de Sevilha, Citrus aurantium L., e a laranja doce, Citrus sinensis L., esta, também conhecida por laranja portuguesa por terem sido os portugueses a trazerem-na para a Europa e a levá-la para as Américas, por isso, em algumas regiões confundem-na como sendo originária de Portugal, como nos Balcãs onde tem a designação de Portugal ou Portokali, conforme a lingua!
A origem das árvores do género Citrus confunde-se, no tempo, com a história da humanidade! Sabe-se que, a maior parte destas árvores é originária de regiões entre a Índia e o sudeste do Himalaia, onde se encontram, ainda em estado silvestre, variedades de limeiras, cidreiras, limoeiros, toranjeiras, laranjeiras amargas, laranjeiras doces e de outros frutos ácidos aclimatados ou locais.
As laranjeiras, além de serem muito comuns nas hortas das terras de Capelins, elas destacavam-se às portas de algumas casas, rivalizando com as parreiras, talvez por iniciativa dos árabes uma vez que, era uma árvore muito comum nos pátios das casas árabes abastadas, geralmente associada a uma fonte ou a um lago! 
As suas flores são utilizadas para fins medicinais, assim como, as folhas, a casca, o fruto e também em alguns casos o extrato das sementes! 
O seu fruto é híbrido resultante do cruzamento entre um pomelo Citrus paradisi e uma tangerina Citrus reticulata e designa-se por laranja, cujo sabor pode variar de doce ou levemente ácido, depois de descascada pode ser consumida ao natural ou espremida para obter sumo que contém bastante vitamina C!
Nas terras de Capelins, quem gostava, usava a laranja como refeição, depois de descascada era cortada em pedaços para uma tigela, temperada com um fio de azeite e consumida com pão caseiro, passado pelo molho! 
A casca exterior pode ser usada também em diversos pratos culinários, como ornamento, ou mesmo para dar sabor. O albedo, a camada branca interior da casca, de dimensão variável, raramente é utilizado, apesar de ter um sabor levemente doce!
A sua madeira é considerada nobre, sendo usada em móveis e em objetos de qualidade.


Laranjeira 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...