sábado, 12 de janeiro de 2019

A Flora de Capelins - A Amendoeira

A Flora de Capelins - A Amendoeira 

A amendoeira, Prunus dulcis é uma espécie de árvore da família Rosaceae e subgénero Amygdalus!
As folhas são caducas, simples, alternas, com um comprimento variável entre os quatro e doze centímetros, oblongo lanceoladas, glabras, finamente denteadas. O pecíolo tem um tamanho superior a um centímetro. No início as folhas podem dobrar-se em V ou ao longo da nervura central.
A floração, que ocorre normalmente entre Fevereiro e Abril, é anterior ao aparecimento da folhagem, originando uma paisagem muito típica e procurada pela sua beleza. 
As flores, rosadas antes de se abrirem e mais pálidas ou mesmo brancas na sua maturação, têm um diâmetro que varia entre os quarenta e os cinquenta milímetros, são curtamente pecioladas, o hipanto é campanulado e as margens das sépalas tomentosas. 
O ovário e o fruto são, também, tomentosos! O fruto é ovoide, ligeiramente comprimido, com um comprimento variável entre os trinta e cinco e os sessenta milímetros! É de cor cinzento esverdeada, com cobertura suculenta que encerra o caroço conhecido por amêndoa!
Apesar de, o termo amêndoa se referir ao fruto da amendoeira (Prunus dulcis), ele também é considerado a sua semente, a qual, também é disseminada através de alguns mamíferos e aves que as consomem! 
As amêndoas são utilizadas normalmente para fins culinários e terapêuticos! O óleo de amêndoa é utilizado na cosmética e contêm, como outras sementes de plantas do género Prunus, uma substância que produz ácido cianídrico, em teor elevado nas amêndoas amargas, que pode causar graves perturbações e que, sendo usado em excesso pode ser fatal. 
A amêndoa, também pode ser utilizada na produção de licor, de leite de amêndoa, como recheio de bolos e outros fins, podendo, também ser consumida crua ou torrada!
A amendoeira é originária da Ásia Menor e Nordeste de África, cultivou-se desde a Antiguidade em volta do mar Mediterrâneo, mas adapta-se bem ao clima dos países do Mediterrâneo Ocidental. 
Esta árvore, encontrava-se em diversos lugares nas terras de Capelins, geralmente ladeando caminhos, junto a ribeiros, terras fracas e limites de propriedades, sendo muito raro encontrarem-se amendoeirais em terras boas para cultivo de cereais ou outras árvores!


Amendoeiras de Capelins 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...