sexta-feira, 1 de março de 2024

O Padre da Igreja Matriz de Santa Maria de Ferreira em 1424

O Padre da Igreja Matriz de Santa Maria de Ferreira em 1424

Conforme podemos verificar nesta carta registada na Chancelaria do Rei D. João I, feita no Porto no dia 11 de Novembro de 1424, este rei nomeia o padre Gil Vaasquez para a Igreja Matriz de Santa Maria de Ferreira (atual Neves), mas era outra Igreja que ficava perpendicular a esta Ermida de Nossa Senhora das Neves, sobre as sepulturas escavadas na rocha e que estavam no interior daquela Igreja.
O primeiro documento que temos acesso encontra-se no livro dos padroados e, é de D. Afonso IV, mas não conseguimos ler o nome do padre então nomeado.
É nossa convicção que a Igreja de Santa Maria de Ferreira foi mandada construir em 1262 por D. Gil Martins e sua mulher Dª Maria Anes da Maia, os quais eram os donatários da Vila de Terena e do seu Concelho, quando mandaram construir a Igreja de Santa Maria de Terena e a Igreja de São João, estas na Vila de Santa Maria de Terena. Depois de 1312, estas Igrejas passaram para o padroado real, porque, também constam no livro do padroado real, com a nomeação de padres na mesma data.
Igreja de Santa Maria de Ferreira (Neves) a prova que era do padroado real, ou seja, propriedade da Coroa, embora o Lugar de Ferreira fosse da Casa das Rainhas.
Padre Gil Vaasquez nomeado por D. João I para Santa Maria de Ferreira (Neves)
Santa Maria de Ferreira
"Carta per que o dicto senhor apresentou a sua igreia de sancta
maria de ferreira do bispado d evora gil vaasquez clerigo etc.
no porto xj dias de novenbro de mjl iiij' xxiiij annos."
Chancelaria D. João I Volume 1 livro 3 Fl. 176 verso.
Carta feita no Porto no dia 11 de Novembro de 1424 

Ermida de Nossa Senhora das Neves construída nos finais da centúria de 1600 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...