quinta-feira, 7 de março de 2024

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

 Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados nas terras de Capelins, há mais de 5.000 anos, neste caso no Lugar de Miguéns - atual herdade do Roncanito.
Povoado de Miguéns 5.000 anos - Capelins
Miguéns - Capelins - Alandroal
Pequeno sítio localizado em ligeiro esporão sobranceiro ao Guadiana. Intervencionado na sequência do plano de salvaguarda do património a submergir pela barragem de alqueva, revelou um conjunto três “cabanas‑torre”, de planta circular, uma das quais com uma complexa estrutura circular concêntrica, subdividida em vários espaços, por muros apoiados em ambas (Calado, 2002; Mataloto, 2006; Calado, Mataloto & rocha, em preparação; García rivero, 2008).
Sob esta ocupação registou‑se uma outra anterior, bastante mais frustre, caracterizada unicamente pela presença de pequenas estruturas negativas e alguns buracos de poste associado à ocupação principal do sítio surge um conjunto de cerâmica campaniforme, estando representados os estilos internacional e pontilhado geométrico, recolhido principalmente nos estratos de ocupação e derrube das potentes estruturas, em particular da cabana [11], a mais bem conservada.
As datações disponíveis, sobre carvões de Olea sp., são provenientes de estratos aparentemente antigos de ocupação. a uE [35], onde se recolheu uma das amostras datadas (Wk‑18507), corresponde a um depósito parcialmente apoiado na cabana [11], mas aparentemente anterior à estrutura circular que rodeou aquela estrutura num segundo momento. a datação Wk‑18508 provém de amostra da [55], que corresponde a um pequeno estrato localizado numa depressão na rocha de base, certamente anterior ao complexo construtivo que caracteriza o local.
As amostras datadas acabam por situar o arranque da ocupação e a sua fase plena algures dentro do terceiro quartel do III milénio a.n.e. ainda que pertençam, aparentemente, a momentos distintos do povoado, deixam entrever que ambas as ocupações se devem ter desenrolado sequencialmente dentro daquele intervalo de tempo, por outro lado, já sobre o abandono do local não dispomos de informações radiométricas, mas talvez seja admissível situá‑lo dentro desse mesmo terceiro quartel do III milénio a.n.e., atendendo ao conjunto artefactual, sugerindo uma ocupação relativamente curta no tempo.
Povoado de Miguéns.
Perto de Miguéns 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...